Ponte da Integração Brasil–Paraguai segue sem data para inauguração

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, disse apenas que a habilitação ocorrerá “em breve”.

Apoie! Siga-nos no Google News

Praticamente pronta desde dezembro de 2022, mas com gargalos no acesso pelos dois lados da fronteira, a Ponte da Integração Brasil–Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, ainda não tem data definida para a inauguração oficial ou para a liberação parcial do tráfego de veículos e pedestres entre os países.

Leia também:
Paraguai autoriza pacote de obras na cabeceira da Ponte da Integração

Em publicação nas redes sociais, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, postou fotos destacando o atual estágio da via fronteiriça, porém evitou citar datas. “A Ponte da Integração com todo seu esplendor”, escreveu. “Grande obra a ser inaugurada em breve.”

Em novembro de 2022, durante o período final do governo de Jair Bolsonaro no Brasil, a cerimônia de inauguração chegou a ser anunciada por Itaipu Binacional, financiadora da obra, para o dia 12 de dezembro. Entretanto, o ato foi cancelado e não houve, até o momento, definição sobre uma nova data.

Vista aérea da cabeceira paraguaia da Ponte da Integração, em Presidente Franco. Imagem: Gentileza/MOPC
Vista aérea da cabeceira paraguaia da Ponte da Integração, em Presidente Franco. Imagem: Gentileza/MOPC

Andamento

Em seu boletim de março de 2023, o Consórcio Ponte Brasil Paraguai informa que o cronograma da ponte está 98,88% executado, com desembolso de R$ 233,5 milhões. Já a Rodovia Perimetral Leste, que dará acesso à via pelo lado brasileiro, está com 19,62% de andamento e R$ 20,4 milhões em investimentos.

Perimetral Leste removerá o tráfego de caminhões da área central de Foz do Iguaçu. Imagem: Gentileza/Consórcio Ponte
Perimetral Leste removerá o tráfego de caminhões da área central de Foz do Iguaçu. Imagem: Gentileza/Consórcio Ponte

No lado paraguaio, o governo do país autorizou, em março, o início da construção da futura aduana e dos trabalhos de adequação do pátio de caminhões, que ficará a cerca de quatro quilômetros da cabeceira. O anel viário do Corredor Metropolitano del Este será entregue em etapas, com alguns dos lotes devendo ficar prontos somente em 2025.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.