Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Fronteira » Na posse como presidente, Santiago Peña fala em inserir Paraguai no mundo

Fronteira

Na posse como presidente, Santiago Peña fala em inserir Paraguai no mundo

Economista quer aproveitar as vantagens do país para gerar empregos e superar desafios como o combate à pobreza.

3 min de leitura
Na posse como presidente, Santiago Peña fala em inserir Paraguai no mundo
Ao lado da primeira-dama, Santiago Peña cumprimenta o público presente à cerimônia de posse, em Assunção. Foto: Gentileza/Presidência do Paraguai

Tomou posse como presidente do Paraguai, na manhã desta terça-feira (15), o economista Santiago Peña, do Partido Colorado, para mandato até agosto de 2028. A cerimônia, que teve como cenário o Palácio de López, em Assunção, foi prestigiada por chefes de estado estrangeiros, como o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia também:
Atenção: terça-feira (15) de feriado nacional no Paraguai
Perfil: Santiago Peña, presidente eleito do Paraguai

Publicidade

Em seu primeiro discurso como presidente, Peña fez um agradecimento ao padrinho político, Horacio Cartes, que comandou o país entre os anos de 2013 e 2018 e atualmente preside o Partido Colorado. “Obrigado por perseverar, sem recuos, na construção de consenso e na busca por acordos que superam as diferenças”, referiu.

Íntegra da transmissão da cerimônia de posse.

Titular do Ministério da Fazenda durante o governo de Cartes, Santiago Peña falou de questões econômicas, reforçando compromissos de campanha e focando no aproveitamento das vantagens do país. “Queremos fazer com que todos os paraguaios estejam bem e que o mundo seja testemunha do ressurgimento de um gigante”, disse.

“Nosso compromisso é com uma sociedade onde todos possam prosperar […] Como líder político, estarei atento às tendências globais e aos desafios emergentes que possam afetar nossa nação. Tomarei decisões fundamentadas e estratégicas para salvaguardar os interesses do Paraguai e promover seu desenvolvimento sustentável, em um mundo em constante mudança”, discursou Peña.

O novo presidente também manifestou a intenção de implantar mecanismos de transparência na gestão do Estado, enfrentar a corrupção e a infiltração do crime organizado na vida pública, aumentar os mecanismos de participação cidadã e descentralizar os serviços básicos, facilitando o acesso a direitos como educação e saúde.

Fontes como o jornal ABC Color observaram, contudo, que assuntos com potencial para a geração de polêmicas, como as conversações com o Brasil para a renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu ou a cobrança de pedágio pela Argentina na hidrovia do Rio Paraná, não foram tema de menção direta no diplomático discurso do novo chefe do Executivo.

Santiago Peña é o 51.º presidente da história do Paraguai e o décimo desde a redemocratização do país, em 1989. O economista terá maioria na Câmara dos Deputados e no Senado, o que poderá facilitar o diálogo com o Legislativo. No âmbito regional, o Partido Colorado governará 15 dos 17 departamentos (estados) do país.

Estrutura montada na esplanada do Palácio de López, em Assunção, para a cerimônia de posse do novo presidente. Foto: Gentileza/Presidência do Paraguai
Estrutura montada na esplanada do Palácio de López, em Assunção, para a cerimônia de posse do novo presidente. Foto: Gentileza/Presidência do Paraguai

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.