Presidente do Paraguai desembarca em Taiwan para visita oficial

País vizinho é o único da América do Sul a manter relações diplomáticas com a ilha asiática, cuja soberania é reivindicada pela China.

Apoie! Siga-nos no Google News

O presidente do Paraguai, Santiago Peña (Partido Colorado), desembarcou em Taiwan, neste domingo (19), para visita oficial à ilha asiática, na qual prestigiará a posse do novo governo local, comandado por Lai Ching-te.

Leia também:
Itaipu participa do Fórum Mundial da Água na Indonésia

Antes de chegar a Taiwan, Peña fez escala nos Estados Unidos, onde foi recebido, em Washington, por autoridades como Jake Sullivan, assessor de Segurança Nacional, e Chris Dodd, assessor para Assuntos Latino-Americanos.

A agenda na América do Norte também teve como foco reuniões com representantes de empresas de tecnologia, destacando o Paraguai como destino receptivo para investimentos no setor, com ampla disponibilidade de energia elétrica.

Na chegada à Ásia, Peña agradeceu pelas boas-vindas e reforçou a continuidade do vínculo com Taiwan. “Continuaremos trabalhando arduamente no fortalecimento das nossas relações bilaterais, para o benefício de nossos países”, afirmou.

O Paraguai é o único país da América do Sul (e um dos 12 do mundo) a manter relações diplomáticas oficiais com Taiwan. A ilha é considerada pela China como uma província rebelde, com ameaças de uso da força para sua reintegração ao comando chinês.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.