Puerto Iguazú terá campus de universidade pública argentina

Informação foi revelada pela reitora da Universidade Nacional de Misiones (Unam), com a presença do presidente Alberto Fernández.

Apoie! Siga-nos no Google News

Instituição educativa com quase cinco décadas de trajetória, a Universidade Nacional de Misiones (Unam) está finalizando as tratativas para a abertura de um campus próprio em Puerto Iguazú. A informação foi revelada, nessa sexta-feira (17), em Posadas, durante visita do presidente da Argentina, Alberto Fernández.

Leia também:
Sisu abre inscrição para 41 cursos na Unioeste/Foz e Unila, com mais de 900 vagas

Segundo Alicia Bohren, reitora da Unam, os planos de criar uma unidade na cidade argentina da fronteira são antigos, tendo sido postergados por questões orçamentárias e pela burocracia para a obtenção de prédios públicos capazes de comportar salas de aula e laboratórios.

A atual negociação envolve a cessão de um edifício pertencente à Administração de Parques Nacionais (APN), na Avenida Tres Fronteras. O endereço já foi usado, anteriormente, por instituições públicas como a prefeitura de Puerto Iguazú. Em troca, a Unam cederia à APN um espaço no campus central em Posadas.

“Temos mais de 60 cursos de preparação e graduação, além de mais de 50 de pós-graduação, com uma dimensão territorial que se espalha pela província. Agora, estamos trabalhando fortemente para nos posicionarmos em Puerto Iguazú”, afirmou Bohren, durante cerimônia de inauguração de um novo edifício acadêmico em Posadas.

Entre os possíveis cursos que seriam instalados em Puerto Iguazú, a reitora citou o de Técnico em Administração de Empreendimentos Turísticos e o de Técnico em Investigação Socioeducativa, além de Formação de Guardas-Florestais e Análise de Sistemas, que “iremos articulando com o município para conhecer as demandas”.

A atual rede de instituições públicas de ensino superior na fronteira conta com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), no Brasil, e com a Universidade Nacional del Este (UNE), no Paraguai.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.