Vereadores de Ciudad del Este aprovam dinheiro para usina de asfalto

Sessão ordinária da Junta Municipal de Ciudad del Este. Imagem: Divulgação

Prefeitura da cidade paraguaia pretende inaugurar, ainda neste ano, estrutura similar à existente em Foz do Iguaçu.

Vereadores de Ciudad del Este aprovaram, em sessão ordinária da Junta (Câmara) Municipal nessa quarta-feira (8), a destinação de recursos para a instalação de uma usina de asfalto na capital do Alto Paraná. O projeto, promessa de campanha do prefeito Miguel Prieto, é inspirado em estrutura similar existente em Foz do Iguaçu.

Os vereadores deram aval ao contrato entre a prefeitura de Ciudad del Este e a empresa Empreendimientos S&S, no valor máximo de G$ 500 milhões (R$ 360 mil), para o fornecimento de óleo para motor, lubrificante hidráulico e outros produtos necessários para o funcionamento de máquinas leves e pesadas.

Outro contrato aprovado, no valor de G$ 1,9 bilhão (R$ 1,4 milhão), foi com o Grupo Megga Imp. Exp. SA, que fará a entrega de insumos como pedra brita e areia (fina e lavada). As verbas serão oriundas dos royalties recebidos pela prefeitura de Ciudad del Este, referentes à produção de energia na hidrelétrica de Itaipu.

Os vereadores esteños autorizaram o prefeito Miguel Prieto, ainda, a reconvocar licitações para os itens declarados desertos, como a compra de cimento e emulsão asfáltica, além de aditivos melhoradores de aderência.

A intenção da prefeitura local é inaugurar a usina, nas imediações do Km 12 Monday, ainda em 2022. Para tanto, há outras duas licitações em andamento, para a aquisição de máquinas de grande porte e para a estrutura do prédio em si. O asfalto produzido será utilizado em trabalhos de recape ou substituição completa do pavimento.

Em maio, conforme noticiado pelo H2FOZ, a Junta Municipal declarou estado de emergência viária em Ciudad del Este, em função da situação precária de algumas das principais vias de circulação no lado paraguaio da fronteira.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

-->