Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Fronteira » Vereadores de Ciudad del Este pedem que Itaipu venda casas situadas nas “Áreas”

Fronteira

Vereadores de Ciudad del Este pedem que Itaipu venda casas situadas nas “Áreas”

Cerca de mil imóveis, construídos a partir de 1975 para abrigar trabalhadores da usina, ainda pertencem à binacional.

2 min de leitura
Vereadores de Ciudad del Este pedem que Itaipu venda casas situadas nas “Áreas”
Casas no bairro Área 2, em Ciudad del Este. Imagem: Plasmar Estudio Digital/Street View

Cerca de mil imóveis, construídos a partir de 1975 para abrigar trabalhadores da usina, ainda pertencem à binacional.

A Junta (Câmara) Municipal de Ciudad del Este aprovou, nesta semana, pedido para que a diretoria paraguaia de Itaipu volte a estudar a venda dos cerca de mil imóveis residenciais que ainda lhe pertencem na capital do Alto Paraná. Um dos objetivos é aumentar a arrecadação de impostos municipais.

Publicidade

Atualmente, as casas que integram o patrimônio da hidrelétrica nas Áreas 1, 2, 3, 4 e 8 (bairros equivalentes às vilas A, B e C, construídas na mesma época em Foz do Iguaçu) estão isentas de tributos imobiliários, uma vez que documentos como o Tratado de Itaipu conferem regime diferenciado à binacional.

Sebastián Martínez, vereador autor do pedido, argumenta que a venda beneficiará os cofres públicos de Ciudad del Este, afinal os compradores terão de pagar impostos como a versão local do IPTU; e a própria Itaipu, pois as casas representam custos e não são mais necessárias para a entidade.

No lado brasileiro, o processo teve início ainda na década de 1990, com a venda dos imóveis localizados na Vila C. Em 2001, o Conselho Executivo de Itaipu aprovou a comercialização das casas nos dois lados da fronteira. No Paraguai, as negociações vêm sendo marcadas por questionamentos a pontos como valor e ordem de preferência.

Além de Ciudad del Este, Itaipu é proprietária de casas em Presidente Franco (Área 5) e Hernandarias (Área 6). A binacional também é a responsável pela conservação de espaços públicos como parques e praças, por meio de convênios com as prefeituras locais, que alegam não ter recursos suficientes para a manutenção dos espaços.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.