Vertedouro de Itaipu ficará aberto no feriadão de Finados

De acordo com a usina, escoamento do excedente de água no reservatório deverá durar pelo menos até domingo (5).

Apoie! Siga-nos no Google News

Itaipu Binacional abriu, nesta quarta-feira (1.º), o vertedouro para o escoamento do excedente de água no reservatório da usina, resultante das chuvas dos últimos dias na bacia do Rio Paraná. A previsão é de que as comportas permaneçam vertendo pelo menos até domingo (5), coincidindo com o feriado prolongado de Finados.

Veja também:
Imagens revelam impactos da cheia em Foz do Iguaçu
Lado paraguaio da fronteira declara emergência devido aos temporais
– Vídeo mostra enchente arrastando passarela das Cataratas na Argentina

De acordo com a hidrelétrica, a decisão pela abertura do vertedouro foi adiada o máximo possível, tendo como prioridade aguardar o recuo do Rio Iguaçu, cuja cheia provocou a elevação do Rio Paraná no trecho abaixo da barragem.

Na segunda-feira (30), a vazão do Iguaçu alcançou pico de 24.200 metros cúbicos por segundo (m³/s), 16 vezes acima do normal. Na manhã desta quarta (1.º), às 6h, o fluxo estava em 15.300m³/s, dez vezes maior que o referencial padrão de 1.500m³/s, mas com tendência de continuar caindo.

Nível do Rio Iguaçu nas imediações do Marco das Três Fronteiras. Imagem: VideoUP
Nível do Rio Iguaçu nas imediações do Marco das Três Fronteiras. Imagem: VideoUP

Segundo Itaipu, a abertura do vertedouro não terá impacto significativo no volume do Rio Paraná, por ocorrer em sincronia com a diminuição do Iguaçu.

Dados da Direção de Meteorologia e Hidrologia (DMH) do Paraguai, que mantém uma estação no entorno da Ponte da Amizade, indicam que o Paranazão subiu quase 15 metros entre sábado (28) e terça-feira (31), passando de 15.8 metros para 30.4. A maior elevação ocorreu entre domingo (29) e segunda (30), com alta de 9.1 metros em 24 horas.

No pico da cheia, Rio Iguaçu chegou a represar parcialmente o Rio Paraná no trecho entre Foz do Iguaçu, Presidente Franco, Ciudad del Este e Hernandarias. Imagem: VideoUP
No pico da cheia, Rio Iguaçu chegou a represar parcialmente o Rio Paraná no trecho entre Foz do Iguaçu, Presidente Franco, Ciudad del Este e Hernandarias. Imagem: VideoUP

Como resultado, cerca de 140 moradias localizadas em áreas ribeirinhas de Ciudad del Este, em especial, no bairro San Rafael, foram afetadas pela cheia, com órgãos como a diretoria paraguaia de Itaipu e a Secretaria de Emergência Nacional (SEN) do Paraguai prestando auxílio aos moradores para a retirada de móveis, eletrodomésticos e pertences.

A situação é monitorada pela Comissão Especial de Cheias (CEC), composta por brasileiros e paraguaios na usina de Itaipu. Os boletins hidrológicos são atualizados diariamente e estão disponíveis na internet, com versões em português e espanhol (clique aqui para ter acesso).

Áreas ribeirinhas em Ciudad del Este foram as mais afetadas pela cheia e pelas chuvas dos últimos dias na fronteira. Foto: Gentileza/Itaipu Binacional (Paraguai)
Áreas ribeirinhas em Ciudad del Este foram as mais afetadas pela cheia e pelas chuvas dos últimos dias na fronteira. Foto: Gentileza/Itaipu Binacional (Paraguai)

Conforme Itaipu, “a preocupação maior agora é com as próximas 72 horas. O nível máximo da afluência do Rio Paraná deve atingir, nesta quarta-feira, 18,1 mil metros cúbicos de água por segundo (m³/s). Desde a madrugada, vem chovendo na bacia dos Rios Ivaí e Piquiri, principais afluentes da bacia do Rio Paraná”.

Visitas à usina

Durante o feriado prolongado brasileiro de Finados, Itaipu estará aberta para visitas turísticas em Foz do Iguaçu, com horários especiais. O passeio Itaipu Panorâmica, o mais procurado por turistas e moradores da região, terá saídas a cada dez ou 15 minutos, no horário entre as 8h30 e as 17h.

Já o passeio Itaipu Especial, que leva até a área interna da hidrelétrica, terá nove saídas diárias, entre 8h30 e 15h30. O Refúgio Biológico Bela Vista disponibilizará oito opções de horários. As sessões do Itaipu Iluminada ocorrerão na sexta (3) e no sábado (4), a partir das 19h.

Moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros têm direito a gratuidades e descontos, que podem ser verificados no endereço www.turismoitaipu.com.br. No mesmo site, é possível fazer a compra de ingressos on-line, com reserva de dia e horário.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.