A resposta é sim. Foz tem aumento no número de casamentos em 2021

Crescimento verificado pelos cartórios foi de 12% - Foto ilustrativa: Pixabay

Alta é atribuída à confiança nos resultados obtidos pela vacinação fornecida pelo Sistema Único de Saúde contra a covid-19.

A confiança nos resultados que estão sendo obtidos pela vacinação contra a covid-19 é o motivo apontado para o aumento do número de casamentos em Foz do Iguaçu. O indicador voltou a crescer na cidade depois de expressivas quedas registradas no ano passado, quando eclodiu a pandemia.

Conforme dados levantados e divulgados pelos cartórios, houve crescimento de 12,39% no número de casamentos, entre janeiro e outubro de 2021, comparativamente com o mesmo período do ano passado. Em dez meses, foram 907 celebrações civis, ante 807 realizadas em 2020.

A tendência de alta começou em abril deste ano. Foram 113 casamentos frente a somente 29 ocorridos no mesmo mês de 2020. O maior crescimento percentual, entretanto, deu-se de março para abril, quando as cerimônias aumentaram 66,2%, e os indicadores da pandemia eram extremamente preocupantes, mas a vacinação avançava.

Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil. As informações foram sistematizadas e divulgadas pelo Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Paraná (Irpen/PR), que congrega os 519 cartórios no estado, a partir dos números que fazem parte de um cadastro nacional.

De acordo com o Irpen, os cartórios estão mantendo todos os protocolos de segurança sanitária para celebrações, mesmo com os números mais favoráveis da pandemia. “Os cartórios mantiveram todos os cuidados, e o Registro Civil, a todo momento, garantiu a união das pessoas que se amam”, afirma Elizabete Regina Vedovatto, presidente do instituto no Paraná.

“Esta retomada acontece às vésperas de dezembro, tradicionalmente o mês onde é realizado o maior número de casamentos no Brasil, sendo o preferido para as celebrações”, destaca o Irpen. Isso porque o mês coincide com férias e pagamento do 13º salário, “sendo o período ideal para as cerimônias e viagens de lua de mel”, projeta a entidade dos cartórios.

Houve também aumento dos casamentos homoafetivos, indicando a mesma retomada das celebrações. No total, em 2021, já foram 13 uniões entre pessoas do mesmo sexo, enquanto nos primeiros dez meses de 2020 houve apenas três, o que representa uma elevação de 333%.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1447 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.