Após mais de 60 horas sem luz, comerciante acumula R$ 10 mil em prejuízos

Região próxima ao Parque Nacional do Iguaçu só teve a situação normalizada pela Copel na manhã desta terça-feira (10).

Matéria atualizada às 13h32

O volume de chuva acumulada, que atingiu Foz do Iguaçu entre sábado (7) e domingo (8), ainda impacta alguns bairros da cidade. Na região próxima ao Parque Nacional do Iguaçu, moradores relatam que a energia elétrica foi restabelecida apenas na manhã desta terça-feira (10), mais de 60 horas após a queda.

Leia também:
Chuva do fim de semana supera a média do mês no Paraná
Cataratas: passarela da Garganta do Diabo é fechada também no Brasil

O leitor Diego Stevens, sócio-proprietário de um restaurante na região, informou à redação do H2FOZ que os prejuízos em seu negócio chegaram a aproximadamente R$ 10 mil em alimentos – como bebidas, legumes, saladas e carnes –, além do período sem atendimento ao público.

Tudo isso poderia ter sido evitado com um atendimento mais ágil por parte da Companhia Paranaense de Energia (Copel). “Achamos muita falta de respeito sofrer um prejuízo tão grande, sendo que era apenas ligar uma chave, que somente a Copel tem acesso.”

Segundo ele, os moradores buscaram atendimento durante todo o período, mas não obtiveram sucesso. “O último prazo que nos deram foi domingo às 18h30. Com essa previsão, colocamos gelo para conservar os alimentos, mas a religação foi feita apenas hoje pela manhã.”

A situação não é inédita no bairro e tem sido atribuída a problemas de infraestrutura e à falta de modernização dos equipamentos. “O padrão do poste é antigo e está em péssimas condições. Qualquer chuva na região provoca queda de energia. Isso acontece a cada três ou quatro meses. Enquanto não trocarem os equipamentos, a situação continuará a mesma”, explicou Diego.

Chuva para metade do mês

De acordo com o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, entre as 9h de sábado e o mesmo horário de domingo, a estação meteorológica de Foz do Iguaçu registrou 105,2mm de chuva. Esse volume corresponde a mais da metade dos 196mm esperados para dezembro todo.

Para a segunda quinzena deste mês, período marcado por celebrações como Natal e Ano-Novo, o Simepar indica que a chuva deve permanecer dentro ou abaixo da média climatológica, com temperaturas também dentro da média prevista.

Em outros municípios do Oeste do Paraná, como Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira e cidades próximas ao lago de Itaipu, a chuva também foi intensa, acompanhada por rajadas de vento.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Doni vitor Diz

    Brincadeira ficar 6O horas sem energia.

Comentários estão fechados.