A concessionária Urbia Cataratas e a administração do Parque Nacional do Iguaçu determinaram, às 11h30 desta terça-feira (10), a suspensão temporária do acesso à passarela brasileira da Garganta do Diabo, nas Cataratas do Iguaçu.
ATUALIZAÇÃO – 11/12:
Passarela da Garganta do Diabo é reaberta no Brasil – saiba mais
O motivo do fechamento é a cheia do Rio Iguaçu, cuja vazão está mais de 5,5 vezes acima do normal. As fortes chuvas do fim de semana, que atingiram grande parte da bacia hidrográfica do Iguaçu, contribuíram para a elevação.
Ao meio-dia desta terça, o fluxo medido pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) no Rio Iguaçu era de 8,4 mil metros cúbicos por segundo (m³/s), com tendência de alta. O valor de referência, tido como a vazão padrão, é de 1,5 mil m³/s.
Apesar do fechamento da passarela da Garganta do Diabo, os demais pontos da Trilha das Cataratas, bem como os mirantes, permanecem abertos.
Segundo a Urbia Cataratas, a restrição no acesso à Garganta integra o protocolo de segurança da unidade. A liberação deverá ocorrer quando o fluxo do rio recuar para algo entre 6 mil e 7 mil m³/s.
O último horário para entrada no Parque Nacional do Iguaçu é às 16h. Os ingressos para hoje e para os demais dias podem ser comprados na internet, no endereço oficial www.cataratasdoiguacu.com.br.
Lado argentino das Cataratas
No lado argentino, no Parque Nacional Iguazú, a interdição da passarela da Garganta do Diabo foi adotada ainda no domingo (8). A trilha argentina é mais extensa (1,1 quilômetro) e mais exposta às oscilações do Rio Iguaçu.
Nesta terça, duas das três trilhas panorâmicas seguiam abertas no parque argentino das Cataratas: o Circuito Superior e o Circuito Inferior. A reabertura do acesso à Garganta dependerá do retorno do rio a patamares operacionais considerados seguros.
Comentários estão fechados.