Ato público marca o Dia Internacional do Trabalhador em Foz neste domingo

Praça da Paz concentrará o ato público do Dia Internacional dos Trabalhadores – Foto Divulgação

Atividade acontecerá a partir das 10h, na Praça da Paz; mobilização contará com caravanas da Argentina e Paraguai

Desemprego, desmonte das leis trabalhistas e aumento do custo de vida são pautas do ato público alusivo ao Dia Internacional do Trabalhador, neste domingo, 1º, a partir das 10h, na Praça da Paz. A mobilização de centrais sindicais, sindicatos e organizações sociais contará com representações de entidades laborais da Argentina e do Paraguai.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

De acordo com o levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating, que compara 102 países, o Brasil aparece com a nona pior estimativa de desemprego no ano – percentual de 13,7%. A falta de trabalho no país também tem patamar mais alto se comparada com a dos vizinhos da América do Sul, como Argentina (9,2%) e Chile (7%).

Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu (Sismufi), Aldevir Hanke reforça que 1º de maio é uma data classista, em que a defesa do trabalhador está em primeiro lugar. “Não podemos nos furtar de mostrarmos nossa indignação frente a um período conturbado e de malefícios que prejudicam toda a sociedade, mas especialmente o trabalhador e a trabalhadora”, expõe.

Para Madalena Ames, dirigente da APP-Sindicato/Foz, a manifestação é um momento para unir forças. “Não podemos mais permitir que a nossa gente continue comendo ossos do lixo, como vimos recentemente. Lembramos que o país havia saído do mapa da fome, e retornou. E famílias inteiras padecem com o desemprego”, reflete.

Organizadores nas comunidades e cidades da região ofertarão transporte para a população que não tem condições de deslocar-se para o protesto no Dia Internacional do Trabalhador. Sairão cinco ônibus de regiões populares de Foz do Iguaçu e dos municípios de Itaipulândia, Medianeira e São Miguel do Iguaçu, além das caravanas da Argentina e Paraguai.

Dia Internacional do Trabalhador
Data:
1º de maio (domingo)
Local:
Praça da Paz (centro) – Foz do Iguaçu

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Amilton Farias - H2FOZ

Amilton Farias é jornalista e colaborador do H2FOZ E-mail: [email protected] Veja mais conteúdo do autor.