Campanhas arrecadam alimentos e itens de higiene para comunidades indígenas

Denise Paro com assessoria FSF

Uma campanha lançada pela Organização Humanitária Fraternidade Sem Fronteiras (FSF) está arrecadando doações em dinheiro para montar kits com alimentos, materiais de higiene e itens de proteção – lanterna, lona, capa de chuva, máscaras, colete, cobertor, termômetro e álcool gel, para as comunidades indígenas. A iniciativa também prevê a perfuração de poços para o fornecimento de água limpa. 

Chamada de Coração Curumim, a campanha incentiva doações a partir de R$ 50 pelo site da FSF ou fisicamente em dois postos de coleta em Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), que recebem alimentos, materiais de higiene e proteção.

Inicialmente, o objetivo é atender 50 comunidades indígenas das etnias terena, xavante, guarani e kaiowá dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e do Paraguai. 

A FSF conta com apoio e indicação de três instituições brasileiras: Coletivo Terra Vermelha, Instituto Amigos do Coração e Rede de Apoio e Incentivo Socioambiental (RAIS), que já atendem indígenas nas regiões brasileiras e paraguaia. 

A FSF é uma organização humanitária e não governamental, com sede em Campo Grande e atuação brasileira e internacional. A instituição possui 45 polos de trabalho, mantém centros de acolhimento, oferece alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável, construção de casas e ainda abraça projetos de crianças com microcefalia e doenças raras.

Paraná 

No Paraná, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) também recebe donativos e contribuições financeiras para ajudar as comunidades. 

As aldeias situadas na região de Foz do Iguaçu foram duramente atingidas pela covid-19. Na comunidade avá-guarani Tekohá Ocoy, em São Miguel do Iguaçu, a 45 quilômetros da Terra das Cataratas, 78 moradores foram infectados, de uma população de 900 pessoas. O pajé Gregório Venega, 105 anos, morreu vítima da doença. 

Em Itaipulândia, município situado a 70 quilômetros de Foz do Iguaçu, há casos em duas comunidades: na Aty Miri, um total de 100 positivos, em uma população de 185 pessoas; e na Yva Renda, com 22 confirmações, entre 79 moradores.

Para ajudar as comunidades locais, doações de produtos de limpeza podem ser entregues na Rua Trombetas, 47. 

Quem quiser contribuir com valores é só fazer o depósito na conta da Comissão Guarani Yvyrupa:
CNPJ 21.860.239/0001-01
Banco do Brasil
Agência: 3560-2
C/C: 27044-x 

Serviço:
Mais informações sobre a campanha da FSF podem ser obtidas pelo site www.fraternidadesemfronteiras.org.br e pelas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e Twitter. 

 

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.