Castramóvel em Foz realizará 388 cirurgias em cães e gatos

Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde será usada nos procedimentos - Foto: Divulgação

Procedimentos clínicos feitos por médicos-veterinários são gratuitos.

O programa do município de castração gratuita de cães e gatos realizará 388 cirurgias, em 13 datas, a partir de sábado, 30. Os procedimentos serão feitos na Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde, o Castramóvel.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

A ação da prefeitura ocorre por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (Diba). A primeira edição dos serviços ocorrerá no Centro Escola-Bairro Francisco Bubas, no Porto Meira, com previsão de castração de 30 animais previamente cadastrados por seus tutores.

Segundo a gestão municipal, juntamente com os procedimentos, serão desenvolvidas ações educativas com tutores de cães e gatos. As cirurgias serão feitas por médicos-veterinários de uma clínica contratada pela administração iguaçuense.

A empresa veterinária é a responsável pela gestão dos atendimentos, o que inclui contato telefônico com os tutores já cadastrados. A prioridade, conforme a Agência Municipal de Notícias (AMN), são pessoas de baixa renda que possuem animais, protetores e entidades.

Para a esterilização, os animais precisam ter de 5 meses a 7 anos de idade, com peso máximo de 6 quilos (gatos) e 15 quilos (cães). “No dia da cirurgia, os animais passarão por uma avaliação clínica e, estando em condições orgânicas adequadas, passarão pelo procedimento cirúrgico”, relata o médico-veterinário e responsável técnico pelo programa, Carlos Eduardo de Santi.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.