Foz lança neste domingo (21) campanha de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Primeira atividade será o Pedal Solidário, com a arrecadação de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Foto: Freepik

Somente entre janeiro e setembro, Foz do Iguaçu registrou 4.324 ocorrências criminais cujas vítimas são mulheres. Ameaça, injúria, lesão corporal e estelionato são apenas algumas das mais de cem tipificações descritas em relatório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP/PR).

Os números servem como alerta para a Campanha de 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que será lançada no próximo domingo (21), às 9h, com o Pedal Solidário. A ação é organizada pela Comissão de Mulheres Advogadas de Foz do Iguaçu em parceria com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e outras entidades do município.

Com trajeto entre a sede do CRAM – localizada na Rua Padre Bernardo Plate, nº 1.250 (na marginal da Avenida Paraná) e a Feirinha da JK –, o grupo vai arrecadar absorventes íntimos, que serão destinados para as meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social, em parceria com o projeto Tá no Ciclo e o Conselho Comunitário de Execução de Penas.

“Contamos com a adesão de todos. Quem não tiver bicicleta, vamos contar com parceiros terceirizados que estarão alugando os equipamentos”, comenta Adriana Vasconcellos Dandolini, presidente da Comissão das Mulheres Advogadas de Foz do Iguaçu. A atividade integra uma série de ações que serão promovidas em Foz do Iguaçu.

Dados preocupantes

Nos números repassados pela SESP/PR, um dos que mais chamam a atenção é o de descumprimento de decisão judicial que defere medidas protetivas de urgência. Entre janeiro e setembro deste ano foram 103 ocorrências, contra seis no mesmo período do ano passado – um acréscimo de 1.616%.

Em relação a crimes de violência doméstica, houve 1.577 ocorrências até setembro. A lista é liderada pelas ameaças (637), lesão corporal (563) e injúria (411).

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Vacy Junior - H2FOZ

Vacy Alvaro é repórter e coordenador dos infográficos do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Vacy Junior - H2FOZ tem 133 posts e contando. Ver todos os posts de Vacy Junior - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.