IPVA em atraso pode ser parcelado em até 12 vezes

IPVA pago é exigência para emissão do certificado de licenciamento de veículo - Foto: Marcos Labanca
Siga a gente no

É possível quitar o imposto de veículos referente a 2022 pelo cartão de crédito; dívidas anteriores são parceladas no site do governo.

Quem não quitou o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2022 ou nos anos anteriores tem a oportunidade de efetuar o pagamento de forma parcelada. Dados do Governo do Estado revelam que mais de 23% dos veículos tributados seguem inadimplentes.

São duas condições para o pagamento. O IPVA 2022 pode ser parcelado em até 12 vezes pelo cartão de crédito. Esse parcelamento, informa a Agência Estadual de Notícias (AEN), é realizado por empresa terceirizada.

Já as dívidas dos exercícios anteriores podem ser divididas em até dez vezes, “respeitado o limite mínimo de uma Unidade Padrão Fiscal do Paraná (UPF) por parcela, que atualmente está em R$ 127,31”, frisa a AEN. Esse benefício pode ser obtido no portal do IPVA.

A gestão estadual enfatiza que IPVA pago é exigência para emissão do Certificado de Licenciamento de Veículo pelo Detran/PR. O não pagamento impossibilita a transferência de propriedade e gera restrição para obtenção de certidão negativa estadual.

O IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação do estado. De janeiro a maio, a administração repassou às contas das prefeituras R$ 2,1 bilhões, valor correspondente aos veículos licenciados em cada município (50% do total arrecadado).

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->