Motoristas podem ter 40% de desconto em multas de trânsito

Circulação de veículos em uma das principais vias de Foz do Iguaçu - Foto: Marcos Labanca

Benefício ocorre com a adesão ao pagamento antecipado, no site ou aplicativo.

Motorista com multas de trânsito referentes a infrações cometidas a partir de 12 de abril de 2021 podem quitá-las com 40% de desconto. Para isso, devem aderir ao pagamento antecipado, no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), para ter acesso ao benefício basta entrar no site ou aplicativo e fazer a adesão. Trata-se de iniciativa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Serpro, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, que no Paraná é coordenada pelo Detran.

Terá o desconto o proprietário de veículo que optar pelo sistema de notificação eletrônica – que não receberá mais as notificações das infrações impressas e por via postal. Ele reconhece que cometeu a infração, sem apresentar defesa prévia nem recurso.

“A adesão ao sistema precisa acontecer antes da data da infração de trânsito e o pagamento deve ser feito até o dia de vencimento da multa”, informou a AEN. O desconto está condicionado à fase em que está o auto de infração.

“Além do desconto, o sistema permite que o condutor ou proprietário de veículo acompanhe as notificações e status das infrações”, relata o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita.

Passo a passo

Faça um cadastro no portal do governo federal (não é necessário se possuir certificado digital).

Baixe aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no seu celular.

Com o cadastro feito, inseria dados dos veículos em seu nome e, no menu “Preferências”, terá ciência da adesão de todos os veículos de sua propriedade.

O sistema apresentará informações sobre as notificações de autuações e penalidades dos órgãos autuadores que aderiram ao SNE. Nele, também dá para inserir ou excluir os veículos cadastrados a qualquer tempo.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->