Mulheres motoristas de transporte por app têm a opção de atender só passageiras em Foz

“Elas na Direção” busca incentivar mais mulheres a exercer a atividade; passageira avalia a experiência ao usar a nova funcionalidade.

A Uber ampliou para todo o país o programa “Elas na Direção”, criado há pouco mais de um ano. Com isso, está disponível em Foz do Iguaçu a ferramenta U-Elas, que permite a mulheres motoristas de transporte por aplicativo atender somente passageiras.

O objetivo é incentivar mais mulheres a desempenhar a atividade. A empresa justifica a ação com base em pesquisa nacional, que conta com o apoio da multinacional na sua realização, a qual identificou que 84% das entrevistadas vincularam autonomia financeira a um trabalho flexível.

A função U-Elas pode ser ligada a qualquer momento, ou seja, a motorista pode escolher um período do dia para atender somente mulheres, por exemplo. Trata-se de uma alternativa para “motoristas parceiras mulheres e de identidade não binária”, informou a Uber.

Motorista de transporte por app em Foz do Iguaçu há cerca de três anos, Graciela Mezzomo destaca que a segurança é elemento fundamental para as mulheres que trabalham nessa atividade. Ela é fundadora e administradora do Women Drivers, grupo que reúne mais de 80 motoristas mulheres, de várias cidades.

A profissional já utiliza a funcionalidade U-Elas na sua rotina de trabalho. “Estou aqui para atender a passageiros, independentemente do gênero, mas também me sinto mais à vontade e segura transportando mulheres”, afirmou ao H2FOZ.

Conforme a motorista, a passageira, a partir do seu aplicativo, precisa optar por essa categoria de serviço. Foi a decisão da comerciante iguaçuense Vânia Gomes, moradora do Jardim Cláudia, que fez uma corrida com Graciela Mezzomo e recorreu à nova ferramenta.

“Eu uso transporte por aplicativo há dois anos, mais ou menos. Estava esperando chegar a Foz do Iguaçu essa opção”, contou Cláudia. “Gostei muito dessa ferramenta nos meus deslocamentos, porque me sinto mais segura com mulheres motoristas”, enfatizou.

Iniciativa é acompanhada de formação

Embora não divulgue dados sobre o número de mulheres motoristas por cidade, a Uber afirmou, quando lançou o programa “Elas na Direção”, no formato piloto, em 2019, que elas correspondem a apenas 6% de toda a base de profissionais que utilizam a plataforma no Brasil.

Conforme a empresa, o programa dispõe de plataforma educativa com cursos on-line sobre empoderamento pessoal e econômico. A formação conta com parcerias como a da Iniciativas Empreendedoras e da Rede Mulher Empreendedora.

Diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods ressalta que o principal objetivo da iniciativa é possibilitar que a mulher tenha “independência financeira sem abrir mão da flexibilidade” e possa ajustar a “atividade profissional de acordo com sua rotina pessoal”, conclui.

Serviço

Em Foz do Iguaçu, há várias opções de transporte por chamadas de celular, entre elas a Uber, Garupa, 99, inDriver, Moby, DriverFoz e Chofer 46. Para saber mais sobre o grupo Women Drivers, basta ligar ou enviar mensagem para (45) 99133-7427 (Graciela Mezzomo).

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.