Nas nuvens: audiência de vento em popa por toda Foz do Iguaçu

Portal de jornalismo tem 20 mil visitas, em média, por dia; iguaçuenses acessam o site diariamente para ler conteúdos exclusivos sobre a cidade e a região.

Apoie! Siga-nos no Google News

Chegamos ao escritório do seu Nicolino às 11 horas de uma segunda-feira. Era começo de mês. Como em toda venda, o peito apertou. É aquela história de sempre: o “não” a gente já tem, vamos correr atrás do sim. Acreditávamos que teríamos entre cinco e dez minutos para apresentar o novo H2FOZ ao comerciante da Vila Portes. Mal sabíamos que seria o negócio do século.

O empresário é nosso leitor há anos, mas não tem conseguido acompanhar todas as notícias diariamente. “Tem vezes que escapa algo”, brincou enquanto oferecia um cafezinho. Eu e o Francisco Amarilla, guia, ambientalista e apresentador do quadro É da Vida, recusamos, afinal não podíamos perder o foco em fechar o patrocínio. O tempo agendado era curto.

Conhecido pelo carisma, Nicolino desarmou os “dois vendedores” e nos convidou a apresentar o site sem pressa. Parecia desligar o relógio de parede. Aquele convite encheu a dupla de coragem. Hora de explicar as mudanças dos últimos meses, com investimentos em jornalismo e tecnologia (alô, Carol Chaim!). As melhorias tornaram o portal mais informativo, plural, organizado e rápido.

Um giro pelo H2FOZ

Com tanta coisa para dizer, iniciamos nosso “giro pelo H2FOZ” contando os avanços naquilo que sabemos fazer de melhor: jornalismo em sintonia com Foz e as Três Fronteiras. Dia a dia publicamos matéria exclusiva, reportagem especial, editorial, opinião, serviço e utilidade pública. Aos montes. Tudo 100% autoral. Tudinho feito em casa.

Uma pausa de segundos para respirar, acompanhada de uma rápida olhada no movimento dos ponteiros. Veio o segundo convite para tomar aquele café. Dessa vez, seguros de si por falar do nosso trabalho com a boca cheia, aceitamos a oferta. Passeamos por mais seções, como Planeta Foz, Marco Zero, Blogs, Corporativo e Utilidades.

Nicolino ficou admirado ao conhecer melhor o espaço do portal no qual os moradores são protagonistas de cada editoria, entre elas É da Vida, Diga aí, Vidas do Iguaçu, história, cultura e agenda. Da mesma forma, vibrou com a pluralidade de opiniões. Perguntou quem fazia tudo aquilo. Foi a deixa para abrir a página “quem somos” e mostrar o time de 12 profissionais da redação, mais os colunistas – um a um, cada qual com sua especialidade temática.

Indagou, então, como a gente paga a conta. Era a nossa esperada deixa. “É pra isso que estamos aqui, seu Nico”, respondeu o Amarilla em guarani, já íntimo àquela altura do campeonato. “Para falar de negócios…” Antes mesmo de o meu parceiro terminar a frase, o comerciante soltou uma gargalhada e pediu para que continuássemos a imersão pelo novo H2FOZ.

Após o segundo café, falamos do sonho de construir uma rede de leitores assinantes que interajam dando pitacos e sugestões (aliás, você, leitor, sabia que cada novo assinante é recebido com festa? É muito bom ver cada vez mais pessoas acreditando em nosso trabalho). Na mesma toada, mostramos a ele o Clube de Vantagens, que tem mais de 200 descontos e benefícios exclusivos para os apoiadores.

E a audiência?

A essa altura, o ponteiro maior estava prestes a completar mais uma volta. Hora de encerrar a visita para não tomar mais o tempo dele, que naquele dia “só tinha a folha de pagamento do mês para revisar”. Ledo engano. O comerciante mais querido da Vila Portes guardou a cartada final para o meio-dia. “E a audiência?”, perguntou.

Respondi sem hesitar: “Seu Nico, essa tá fácil. Temos 20 mil visitas únicas por dia, porém, quer saber, buscamos qualidade na pauta e de leitura. O foco é a nossa comunidade, por isso estamos numa crescente de leitores iguaçuenses. Hoje mais de 65 mil moradores de Foz acessam o H2FOZ todo mês, sendo que a maioria deles acessa o site diariamente. Esse total é ainda maior no acumulado dos meses. Tudo isso sem considerar as redes sociais, WhatsApp e Telegram.”

Aquela demonstração dos indicadores auditados pelo Google Analytics e exibidos na tela do celular abriu caminho para três gols numa tacada só (clique aqui para ver o infográfico). O comerciante fechou publicidade, inseriu sua empresa na rede de convênios e assinou os conteúdos exclusivos do portal.

Diante de tantas novidades, seu Nicolino também pediu para ensiná-lo a “favoritar” o portal em primeiro lugar na barra de favoritos (já estava fixado no navegador, contudo perdido entre outros endereços). Seu pedido foi acolhido e assim ele selou a preferência pelo portal. Era o mínimo que poderíamos fazer em retribuição ao tempo dedicado à nossa visita.

Naquele dia ficamos em êxtase, querendo ampliar o agradecimento aos patrocinadores, assinantes e, em especial, aos moradores de Foz do Iguaçu que têm no H2FOZ sua fonte de informação. Uma audiência edificada por muitos ouvidos desde a reformulação editorial do portal, em 2018. E pensar que em outubro próximo complementaremos 20 anos, tendo muitas águas à frente para navegar. Contamos contigo. Todos a bordo!

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.