Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida no Paraná

Mais seguro, documento inclui o CPF da pessoa para impedir a multiplicidade na identificação.

Apoie! Siga-nos no Google News

O Paraná começou a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), durante edição do PCPR na Comunidade, no Litoral. O novo documento tem padrão único, com numeral de Cadastro de Pessoa Física (CPF) para impedir a multiplicidade na identificação.

LEIA TAMBÉM: Chafariz da Praça do Mitre em Foz do Iguaçu é demolido; assista

Os antigos modelos abriam a possibilidade para emissão, por uma pessoa em cada um dos estados do Brasil, com numeração diferente. “A iniciativa traz mais segurança à população, já que reduz a possibilidade de fraudes”, reforça a Agência Estadual de Notícias (AEN).

O modelo antigo vai sair de circulação até 2032. Não há a necessidade de quem já possui o documento emitir um novo. A Carteira de Identidade Nacional apresenta:



  • validade de 10 anos.
  • versões impressa e digital;
  • acesso pelo aplicativo gov.br.

O chefe do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Michelotto, destaca a dianteira do estado. Com essa adaptação estamos cumprindo a lei que determina que os estados se adequem ao novo sistema até janeiro de 2024. Então, fizemos isso de forma antecipada.”

O cidadão deve observar:

  • se não possuir RG no Paraná, deverá realizar o agendamento para atendimento presencial pelo site da PCPR;
  • o cidadão que possui o documento poderá realizar a solicitação através do menu CIN Fácil, também no site da instituição.

Modelo da CIN, nova carteira de identidade:


LEIA TAMBÉM