Novidades do Natal de Foz: desfile, ponte iluminada e atrações na Avenida Brasil

No maior Natal da história de Foz, ainda há muito a se assistir e encantar.

Confira o que ainda vem por aí do Natal de Águas e Luzes, a maior festa já feita em Foz do Iguaçu.

PARADA

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Nesta quinta-feira, 9, tem desfile com Papai Noel, duendes, fadas e outros personagens desta época natalina, no centro de Foz, a partir das 19h30.

A Parada Um Encanto de Natal vai acontecer no cruzamento da Avenida Jorge Schimmelpfeng com a Avenida Brasil, e segue até a Rua Marechal Floriano Peixoto. A duração prevista é de uma hora.

O desfile, inédito, integra o Natal de Águas e Luzes, uma iniciativa da usina de Itaipu, Prefeitura, Fundo Iguaçu e parceiros.

Para garantir a segurança de quem acompanhar o desfile a pé, a Fundação Cultural e o Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu – Foztrans estabeleceram uma série de alterações nas principais vias de circulação, desde esta quinta até o sábado, das 18h às 22h.

Na parte superior da Avenida Brasil, para quem trafegar no sentido cemitério/centro, o acesso estará permitido até o mastro da bandeira para retorno, ficando interditada a passagem pela avenida Jorge Schimmelpfeng.

Na parte inferior, continuação da Avenida Brasil até chegar à Schimmelpfeng, o tráfego de veículo poderá ser feito somente à direita, em direção à avenida JK.

A Avenida Jorge Schimmelpfeng será interditada entre as Ruas Benjamin Constant (Biblioteca Pública) e Rua Marechal Floriano Peixoto.

A Rua Almirante Barroso estará interditada entre as ruas Belarmino de Mendonça e Avenida Jorge Schimmelpfeng.

As interdições duram apenas o tempo da Parada de Natal, e o retorno dos artistas ao prédio da Fundação Cultural. As vias serão liberadas a partir das 22h.

ALAS TEMÁTICAS

Num dos ensaios, integrante da Ala das Águas vestida “a caráter”. Foto Patrícia Iunovich
Ensaio do desfile já despertou a curiosidade dos iguaçuenses. Foto Patrícia Iunovich

A parada Um Encanto de Natal, da Cia Sorriso com Arte, é formada por alas temáticas, como a Ala das Águas, uma homenagem às Cataratas do Iguaçu.

Logo depois, a Ala da Luz remete ao nascimento do menino Jesus. Nas alas seguintes, símbolos como o Vale das Borboletas e o Pequeno Bosque levam a um passeio pela fauna e flora da região.

As crianças também terão participação fundamental numa ala dedicada a elas, simbolizando esperança e alegria.

PONTE DA AMIZADE

Ainda na fase dos testes, alternância de cores mostra como ficará o cartão postal de dupla nacionalidade. Fotos Divulgação

Também pela primeira vez, o Natal de Águas e Luzes promove uma integração da festa entre brasileiros e paraguaios, com a iluminação da Ponte da Amizade.

Os trabalhos na ponte serão concluídos até esta sexta-feira, 10, quando a iluminação será inaugurada.

As luzes vão trazer as cores das bandeiras do Brasil e do Paraguai, alternadamente, e outras composições, fazendo da Ponte da Amizade um cartão postal de dupla nacionalidade.

AVENIDA BRASIL

Neste sábado, avenida vai virar um grande atrativo cultural. Foto Patrícia Iunovich

Além da decoração com pórticos e enfeites luminosos, a Avenida Brasil também terá uma programação cultural neste sábado, dia 11, dentro do Natal de Águas e Luzes.

A partir das 10h, a avenida vai receber os corais da Itaipu Binacional e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), apresentações de dança cultural gaúcha, bandas, oficinas, exposições de carros antigos, brinquedos infláveis para as crianças e outras atrações.

Desde 2019, os empresários da Avenida Brasil uniram-se para trazer às calçadas do Centro da cidade eventos e apresentações musicais, como forma de atrair e aproximar o público. Este ano, viram a oportunidade de “abraçar” o Natal de Águas e Luzes e oferecer mais atrativos no período de compras.

“Queríamos resgatar a importância histórica e cultural da avenida. Foi aqui que a cidade começou, então nada mais justo que lutarmos para que se transforme num lugar de turismo e lazer”, explicou Camile Safa Ludke, empresária da avenida, que integra o Núcleo Territorial da Avenida Brasil.

Para Maurício Costa, coordenador das ações e também empresário da avenida, 2021 permitiu maior união entre os integrantes do Núcleo, permitindo a retomada do movimento do comércio no local.

As ações consistem em fomentar o comércio não somente da avenida, mas também em seu entorno, e trazer melhorias, como o projeto de revitalização e novas parcerias. “A expectativa para 2022 é que seja um ano próspero e de muito cooperativismo, e todos se beneficiaram disso”, comemora Costa.

“Queremos que com este clima a gente volte a celebrar e viver a vida. Este movimento engloba muitas coisas, entre elas a humanização, aumento de fluxo, de venda, de contratação e do empreendedorismo, aliado ao lazer e à cultura”, comenta Camile.

HORÁRIO DO COMÉRCIO

A abertura das lojas será estendida até 20 horas até o dia 18 de dezembro. No domingo, 19, até 17 horas, e de 20 a 23 de dezembro, o comércio local estará aberto até 22 horas.

Dia 24, véspera de Natal, o comércio na avenida funcionará até 17h.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Assessoria

Este texto é de responsabilidade de assessoria da imprensa institucional e/ou empresarial. Veja mais conteúdo do autor.