Paraná terá 90% das praias próprias para banho na virada de ano

Na Costa Oeste, incluindo Foz do Iguaçu, as áreas estão autorizadas para banho e recreação.

Apoie! Siga-nos no Google News

A bandeira é azul para as condições de banho em 94% das praias do Paraná, o que inclui as mais procuradas nesta época do ano. A aferição consta no segundo boletim de balneabilidade, divulgado nessa quinta-feira, 28, pelo Instituto Água e Terra (IAT).

LEIA TAMBÉM:
Paraná recuperou 70 mil toneladas de lixo pós-consumo
Já é verão, mas praia de Três Lagoas ainda espera por melhorias e salva-vidas

Dos 66 pontos monitorados, 62 foram considerados adequados, dos quais 45 são no litoral. Os demais 17 (100%) são as chamadas prainhas de água doce, incluindo o balneário de Foz do Iguaçu e as demais áreas da Costa Oeste, lindeiras ao lago de Itaipu.

Na Costa Oeste, as prainhas com condições de banho são, além do terminal iguaçuense, de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, entre outras. A afirmação é do boletim do IAT.



A qualidade da água paranaense contrasta com a de outros estados, que no momento mostram aumento de locais impróprios para banho. “Em Santa Catarina, por exemplo, cerca de 33% dos pontos monitorados receberam a bandeira vermelha”, frisa a Agência Estadual de Notícias (AEN).

As condições da água para banho, indicam especialistas, são um dos fatores importantes para a saúde. Além de doenças de pele, praia de água salgada ou doce inadequada pode causar problemas como diarreia, entre outros, inviabilizando a diversão.

“Trabalhamos muito em medidas de saneamento para que os turistas encontrem uma praia em condições para o lazer”, afirma o diretor-presidente do IAT, Everton Souza. “A busca é por ter um Paraná com 100% de praias próprias para banho”, destaca.

Praias do Paraná

O boletim atual aponta as condições próprias de banho nas praias mais procuradas do estado. Mostra o relatório que Matinhos – inclui as duas principais praias de Caiobá – e Morretes estão com 100% de balneabilidade; Guaratuba, 93%; Pontal do Paraná, 91%; e Ilha do Mel, 83%.

Bandeira azul

Os boletins de balneabilidade do IAT são semanais, durante a temporada de verão, até fevereiro. Nessa segunda edição, o período do monitoramento vale para a virada do ano, de 29 de dezembro a 4 de janeiro.

Acesse os boletins de balneabilidade da Costa Oeste e do Litoral.

LEIA TAMBÉM