Já é verão, mas praia de Três Lagoas ainda espera por melhorias e salva-vidas

Administração municipal atribui atraso à disputa jurídica entre empresas; balneário em Foz do Iguaçu é considerado o “patinho feio” da Costa Oeste.

Apoie! Siga-nos no Google News

Para a prefeitura, o Terminal Turístico de Três Lagoas – a prainha de Foz do Iguaçu – era para estar fechado aos banhistas enquanto a gestão de Chico Brasileiro (PSD) conclui a contratação de empresa para melhorias e segurança, em pleno verão. A reportagem constatou, porém, nessa sexta-feira, 22, dezenas de pessoas refrescando-se nas águas no balneário público.

LEIA TAMBÉM:
Praia de Santa Terezinha de Itaipu inicia temporada de verão
Prainhas da Costa Oeste passam a oferecer cadeiras anfíbias

O portão de entrada estava aberto, e o de saída, fechado. Não havia controle da portaria, segurança pública ou privada nem salva-vidas. O que se verificou foi a roçada da grama e de parte do mato, embora em um bom trecho da orla permaneça uma vegetação que dificulta o banho nas águas do lago de Itaipu.

Diz a prefeitura que a licitação para o início da temporada de verão na praia de Três Lagoas está concluída. “Agora aguardamos os trâmites de assinatura do contrato com a empresa vencedora. O tempo de conclusão do processo se deu devido às disputas jurídicas entre as empresas licitantes envolvidas no processo”, justificou em nota (veja abaixo os serviços).

Imbróglio jurídico entre a concorrência não explica. Todo ano, as melhorias costumam chegar com atraso, além de constituírem o mínimo necessário para o uso do espaço, único balneário público da cidade. Planejamento e investimentos insuficientes do poder público tornam a prainha de Foz do Iguaçu o “patinho feio” da Costa Oeste.

Ainda assim, famílias e grupos de amigos buscam o terminal para o lazer, em uma cidade onde o verão eleva a temperatura e amplifica a sensação térmica. O H2FOZ conversou com banhistas. “Deu uma melhorada. Cortaram até a grama”, brincou Michael Santos, autônomo que foi a pé à prainha com um grupo de amigos, moradores de bairros da Grande Três Lagoas.

Praia de Três Lagoas e a Costa Oeste

A vizinha Santa Terezinha de Itaipu conta com prainha repaginada, em parceria com a Itaipu Binacional, ofertando infraestrutura, área verde e segurança por videomonitoramento, além de sediar anualmente o lançamento da Operação Verão, de nível estadual. O terminal é destino de moradores das cidades da região.

praia de tres lagoas
Vegetação em parte da área de banho dificulta a diversão – foto: Carlos Sosa/H2FOZ


A comparação com Santa Helena é ainda mais desfavorável para o município iguaçuense, uma cidade turística e de fronteira. O Balneário Terra das Águas é reconhecido pela infraestrutura, tem uma programação especial de fim de ano, com shows, além de receber grandes eventos, a exemplo do recente Campori, que reuniu mais de 20 mil jovens. As reservas de quiosques para o Natal e o Ano-Novo começam em outubro.

O que prevê a licitação da prefeitura

A reportagem questionou a prefeitura sobre se há prazo para reabertura oficial da prainha nesta temporada e quais melhorias na infraestrutura estão previstas para este verão. E se o município pretende realizar programação cultural ou esportiva para atrair moradores e visitantes.

A gestão municipal se restringiu a enviar uma nota, na qual indica que o processo licitatório atual inclui:
contratação de seguranças, salva-vidas e zeladores para a temporada de verão 2023–2024;
melhorias na área de banho, quadras de areia, jardinagem e banheiros, sem detalhar quais.

O texto diz ser “importante destacar que o local encontra-se roçado e limpo, sendo mantido ao longo do ano por colaboradores responsáveis pela limpeza”. Inspeção do comando da Operação Verão, do Corpo de Bombeiros, verificou que as placas de sinalização estão em conformidade, celebra a administração.

“A única pendência é a instalação das boias de sinalização para embarcações e das delimitações para banhistas”, continua o posicionamento oficial da municipalidade iguaçuense. Esses itens “estarão em vigor na abertura da temporada”, finaliza o texto enviado ao H2FOZ.

LEIA TAMBÉM