Prêmio mulher empreendedora homenageia trajetória de Isabel Salvatti

Empresária preservou legado e criou empreendimentos próprios que empregam mais de 400 pessoas; gerar valor nas relações e fazer bons negócios são parte da missão que ela defende.

Apoie! Siga-nos no Google News

Natural de Foz do Iguaçu, Isabel Salvatti representa a terceira geração de famílias muito empreendedoras. Cresceu acompanhando os bastidores de negócios de gastronomia e de hospitalidade. Comemorou sucessos e enfrentou desafios nas empresas de que participou. Buscou o próprio desenvolvimento, empreendeu, constituiu família e, hoje, lidera equipes que reúnem mais de 400 pessoas.

Essa trajetória rendeu a ela o Prêmio “Mulher Empreendedora-2023”, entregue no último sábado (1), durante evento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio/PR), por meio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) de Foz do Iguaçu.

“Ser escolhida por mulheres que também são empresárias me deixou muito lisonjeada”, reconheceu a homenageada, ao lado de outras 22 mulheres de destaque no Paraná. A presidente da CMEG/Foz, Mariza Pasquali Mayer, pontuou que Isabel Salvatti tem “força empreendedora, postura de sempre querer aprender mais e o desafio de manter um grande número de colaboradores”.

A entrega foi feita pelo presidente da Fecomércio e vice-governador do Paraná, Darci Piana, em comemoração ao Dia da Mulher. Pelos dados da Fecomércio, atualmente, 4 de cada 10 empresas dos ramos do comércio, serviços e turismo são lideradas por mulheres.

A homenageada Isabel Salvatti com o presidente da Fecomércio e vice-governador do Paraná, Darci Piana e com presidente da CMEG-Foz, Mariza Mayer. Foto Giovanna Salvatti.

Isabel Salvatti é sócia-proprietária e diretora-executiva do Grupo Capitão, que está no mercado de gastronomia e hospitalidade com 9 marcas e 10 unidades empresariais. Com sede em Foz do Iguaçu, o grupo também tem empreendimentos em Ciudad del Este e Assunção, no Paraguai. A gestão baseada em oferecer “experiências inesquecíveis que vão além da gastronomia” já conquistou o Selo Ouro de Qualidade no Turismo no Paraná para quatro empresas do grupo.

A trajetória

Isabel Cristina Maran Salvatti Raffagnin é a única mulher entre os 4 filhos de Santo Salvatti e Ivanilde Maran Salvatti. Aos 18 anos, casou-se com Nilton Pedro Raffagnin, o “Iti”, com quem teve 3 filhos. “Nós dois somos de famílias empreendedoras. Ela sempre insistiu para que tivéssemos nosso próprio negócio, por isso, ter casado com Isabel fez com que os negócios eclodissem”, relembra o marido e sócio, Iti Raffagnin.

O Capitão Bar, primeira empresa do grupo, teve papel fundamental no estabelecimento de uma via gastronômica no centro de Foz do Iguaçu. Idealizado pelo casal depois de uma viagem ao interior de São Paulo, em 1998, o bar foi inspirado no conceito casual dining, com ambiente descontraído, bem decorado, atendimento informal e comida em porções que podem ser compartilhadas.

Comandar o Capitão Bar ao lado do marido e sócio foi importante para o desenvolvimento de habilidades em diversas áreas do âmbito administrativo. “Tínhamos funções bem definidas desde o início da nossa sociedade,” explica Isabel, “isso me deu clareza sobre minha área de atuação”. O sucesso do empreendimento trouxe a expansão que inclui restaurantes de gastronomia especializada, a exemplo do Sushi Hokkai, Bona Gastronomia Italiana e Maki Sushi, além de uma danceteria em Ciudad del Este, +595 Lounge.

Em paralelo ao esforço empreendedor, Isabel Salvatti sempre buscou aprimoramento profissional. Recentemente, foi selecionada pelo Programa “10.000 Women”, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com Goldman Sachs Group. Participar da formação de líderes femininas que atuam no mercado global proporcionou uma visão mais profissional do negócio.

Esse aprimoramento ficou muito claro para a gestora financeira do Grupo Capitão, Márcia Xavier. “Quando voltou do treinamento, trouxe muitas novidades, implementou novos processos e aprimorou o setor administrativo”, disse ela que trabalha com Isabel há 11 anos.

A motivação para a constante mudança e a facilitação para o aprendizado contínuo da equipe são traços marcantes da personalidade da empresária que, segundo a gestora, empreende com inteligência, criatividade, amorosidade e capacidade de escuta. “Ela investe em treinamento constantemente e equilibra isso com a saúde financeira da empresa”, destacou Márcia.

Desde 2021, Isabel Salvatti também colabora com a atualização do Sanma Hotel Cataratas, trazendo um conceito de hospedagem com resgate histórico e cultural. Esse hotel foi administrado durante anos pelo pai dela, o empresário Santo Salvatti, falecido em 2020, e que até a década de 1970 também esteve à frente do Hotel Salvatti, ícone da hotelaria iguaçuense.

Inspirada no legado deixado por ele, Isabel Salvatti criou o Acervo Sanma, iniciativa que garimpou obras de arte espalhadas pelo hotel. Além de restaurar peças, resgatar a história de cada uma e homenagear descendentes dos artistas, há um projeto educativo que contempla a história dos ciclos da região de Foz do Iguaçu e expõe mais de 80 obras de arte de artistas nacionais e internacionais.

Mulher referência

Num mercado de trabalho onde temas tabus ainda predominam, como licença-maternidade, Isabel Salvatti adota postura de acolhimento e profissionalismo. “Ela trata das licenças-maternidades com naturalidade e nos valoriza como mães, compreendendo o momento particular de cada um”, complementa a gestora financeira do Grupo Capitão, Márcia Xavier. Dos 400 funcionários do grupo, 160 são mulheres.

Atuando como líder conectora, Isabel Salvatti personifica a figura da empresária que tem paixão pelo que faz, preza pelo desenvolvimento contínuo do indivíduo, promove ações socioeducativas e visa a economia circular. Ela reuniu as mulheres que trabalham nas empresas e compartilhou o prêmio: “Eu tenho consciência de que todas as conquistas precisam ser divididas com as pessoas que estão comigo, meu marido, meus filhos, meus sócios e meus funcionários que ajudam o empreendedorismo a acontecer no Brasil”, concluiu a empresária.

Serviço

Isabel Salvatti
https://www.instagram.com/isabelsalvatti/


Empresas do grupo que Isabel Salvatti lidera

Capitão Bar
Av. Jorge Schimmelpfeng, 288, Centro, Foz do Iguaçu/PR
(45) 99962-0400 (WhatsApp)
capitao.bar

Sushi Hokkai
R. Marechal Deodoro, 544, Centro, Foz do Iguaçu/PR
(45) 99921-6916 (WhatsApp)
sushihokkai.com.br

Bona Trattoria
R. Almirante Barroso, 883, Centro, Foz do Iguaçu/PR
(45) 99924-7162 (WhatsApp)
bonatrattoria.com

Maki Sushi
R. Almirante Barroso, 911, Centro, Foz do Iguaçu/PR
(45) 99941-6574 (WhatsApp)
makimaki.com.br

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.