Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Presidente Bolsonaro já está em Foz para lançar pedra fundamental da duplicação

Geral

Ansiedade

Presidente Bolsonaro já está em Foz para lançar pedra fundamental da duplicação

Solenidade deve acontecer pouco antes das 10h. Logo cedo, antes das 8h, já havia público e convidados no local da solenidade.

3 min de leitura
Presidente Bolsonaro já está em Foz para lançar pedra fundamental da duplicação
Avião do presidente chegou às 9h em ponto. Em seguida, ele visitou as obras no aeroporto.
Publicidade

H2FOZ

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou às 9h em Foz do Iguaçu. No local do evento que marca a inauguração da pedra fundamental da duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, bem antes das 8h já havia dezenas de pessoas, tanto no espaço reservado ao público como no das autoridades.

Publicidade

O presidente ainda não havia chegado ao local e no público já se ensaiavam os gritos de “mito, mito”.

Presidente, ministro, governador Ratinho Jr e outras autoridades no local das obras da pista do aeroporto.

À espera

Nas fotos acima, o público, antes das 8h no local. Embaixo, o local destinado a convidados.

Uma das mais antigas reivindicações da população e, em especial, do setor de turismo, as obras da nova pista devem começar ainda este ano, depois que for lançado o edital de licitação.

Publicidade

A nova pista, paralela à atual, terá 8,7 km de extensão, do trevo da Argentina até o portão do Parque Nacional do Iguaçu. Itaipu vai financiar 70% da obra e o restante ficará com o governo do Estado.

Antes de chegar ao local da solenidade de lançamento da pedra fundamental da BR-469, o presidente visitou as obras no aeroporto de Foz, onde Itaipu financia parte da ampliação da pista de pouso e decolagem e, ainda, banca a ligação entre o terminal e a Rodovia das Cataratas, além de outras obras em parceria com a Infraero.

Publicidade

Ainda não se sabe se o presidente irá visitar as obras da Ponte da Integração, que ligará Foz a Presidente Franco, no Paraguai.

Ao contrário do que muitos pensam, no lado paraguaio as obras seguem aceleradas e já podem ser vistas do lado de cá, principalmente porque já está de pé o primeiro dos dois pilares da torre principal. O pilar tem uma altura de 51 metros e será unido ao outro por uma coluna transversal.

Estágio atual das obras da ponte no lado paraguaio. Foto Itaipu Paraguai

A Ponte da Integração é totalmente financiada pela Itaiu Binacional, num investimento previsto de R$ 463 milhões. Os custos incluem a construção da Perimetral Leste, que ligará a nova ponte à BR-277.

É a terceira vez que Bolsonaro vem a Foz do Iguaçu, onde teve 70% dos votos para presidente. A primeira vez foi em 26 de fevereiro de 2019, para a posse do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna; a segunda, em maio de 2019, para o lançamento da pedra fundamental da Ponte da Integração.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
Assuntos