Redes sociais: consumidor.gov.br passa a receber queixas de usuários

Empresas terão 30 dias para responder - Foto: Pixabay

Plataforma recebe reclamações on-line de serviços do Facebook, Instagram e outras mídias, como instabilidades, erros e roubos de dados.

No primeiro semestre deste ano, as queixas de usuários das redes sociais aumentaram 300% no país, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A partir de agora, essas reclamações podem ser registradas na plataforma consumidor.gov.br.

Podem ser informadas instabilidades, erros, conteúdo excluído sem justificativas, vazamento de dados e golpes em redes sociais, como Facebook e o Instagram. Após a formalização da queixa, a empresa tem prazo de 30 dias para se manifestar.

De acordo com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, esse canal on-line e gratuito apresenta taxa de resolução de conflitos de quase 80% dos casos. Estimativas governamentais apontam que o Brasil reúne 150 milhões de usuários de redes sociais no Brasil, ou seja, 70% da população.

“Nesta semana, o Facebook, o Instagram e o Whatsapp apresentaram instabilidade de mais de 6 horas, o que inviabilizou diversos negócios”, informou a Agência Brasil. Essas plataformas são usadas para a operação de inúmeros usuários.

Pelo levantamento do Ministério da Justiça, entre os problemas mais relatados pelas pessoas que utilizam as mídias na internet são:

  • registro de perfis falsos utilizando dados pessoais;
  • compartilhamento de dados não autorizados; e
  • cobrança por produtos e serviços não solicitados.

O consumidor.gov.br é um serviço público que faz a mediação entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. É monitorado pela Secretaria Nacional do Consumidor, Procons, Ministério Público e outras instituições. O objetivo é sanar impasses ligados ao consumo de forma rápida e desburocratizada.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1361 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.