Vacina da gripe “tá liberada” para população em geral de Foz a partir deste sábado (11)

Vacinação é realizada nas unidades de saúde - Foto: Agência Estadual de Notícias

Imunizantes contra sarampo e covid-19 também estão disponíveis nas unidades básicas de saúde.

A vacinação contra a influenza (gripe), até então restrita para os grupos prioritários, estará disponível para toda a população, a partir deste sábado (11), em Foz do Iguaçu. No “Dia D de Vacinação”, os imunizantes serão ofertados em cinco unidades básicas de saúde, distribuídas nas regiões distritais Norte, Sul, Leste, Oeste e Nordeste, que ficarão abertas das 8h às 14h.

Quem não conseguir comparecer a uma dessas cinco UBSs no sábado poderá recorrer a qualquer uma das unidades durante a semana. Somente as crianças menores de 6 meses de idade não podem receber o imunizante.

Além da influenza, a população pode prevenir-se contra o sarampo e a covid-19, de acordo com as faixas etárias e o cronograma de vacinação (veja mais detalhes no intertítulo abaixo). Para receber qualquer um dos imunizantes disponíveis basta comparecer a uma das unidades que estarão abertas no sábado portando documento de identificação com foto e comprovante de residência. Ter a carteirinha de vacinação em mãos agiliza o atendimento, mas não é uma exigência. Não é necessário fazer agendamento.

Na hora de apresentar os documentos, é preciso que a pessoa informe se teve covid-19 e em qual data, ou se está com algum sintoma respiratório. O Ministério da Saúde voltou a aplicar o intervalo de 30 dias do início dos sintomas para quem contraiu a doença. Pessoas gripadas só podem tomar qualquer vacina após a melhora clínica.

Quem pode receber a vacina?

Covid-19

Crianças de 5 a 11 anos – 1ª e 2ª doses.

Adolescentes de 12 a 17 anos – 1ª e 2ª doses e reforço com intervalo de 4 meses após a 2ª dose.

Pessoas de 18 a 49 anos – 1ª e 2ª doses e reforço com intervalo de 4 meses após a 2ª dose.

Pessoas acima de 50 anos, trabalhadores da saúde, trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos – 1ª e 2ª doses e 3ª dose com intervalo de 4 meses após a 2ª dose. A 4ª dose (2º reforço) com 4 meses após a 3ª dose.

Pessoas imunossuprimidas e gestantes imunossuprimidas acima de 12 anos – 1ª e 2ª doses e dose adicional. A dose adicional após 8 semanas da 2ª dose, e o reforço com intervalo de 4 meses após a 2ª dose.

Gestantes acima de 12 anos – 1ª e 2ª doses e reforço com intervalo de 4 meses após a 2ª dose.

Sarampo

Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, e de segmento para profissionais de saúde.

Influenza

População em geral (crianças a partir de 6 meses).

No sábado (11), disponível nas UBSs Profilurb II, Jardim América, São João, Cidade Nova e Morumbi II. Ao longo da semana, em todas as unidades.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Vacy Junior - H2FOZ

Vacy Alvaro é repórter e coordenador dos infográficos do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->