Vendaval de sexta-feira, 21, chegou a 100 km por hora, segundo Itaipu

Equipe do Corpo de Bombeiros da usina atuou rapidamente para permitir o tráfego de veículos na Avenida Tancredo Neves.

O meteorologista Marcelo Brauer Zaicovski, da Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos da Itaipu, disse que os eventos que ocorreram na sexta-feira, 21, foram em duas etapas.

A primeira foi entre 20 e 21h, com chuva intensa, seguida de queda da temperatura.

Após uma trégua, voltou a chover e a ventar forte das 22h às 23h. Apesar dos prejuízos materiais causados pela tempestade, não há relatos de feridos.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

“Foram duas ondas de vento, em momentos diferentes da noite de sexta, ambas provocadas pela passagem do sistema”, explicou o meteorologista.

Lembre: Temporal provoca estragos e provoca pânico na região Norte de Foz do Iguaçu

100 KM POR HORA

“Baseados nos estragos que vimos, como os danos às árvores e até a uma torre de celular, podemos estimar que as rajadas de vento atingiram até 100 km/h”, disse Marcelo.

“Também é possível aferir que em 15 minutos choveu o equivalente a duas horas”, completou.

Na estação meteorológica Itaipu/Coordenação, instalada no aeroporto da margem direita da usina, foram registrados ventos de 72 km/h, às 22h25.

Já na estação do Simepar do Parque da Piracema, o máximo registrado no dia foi de 39,2 km/h, às 22h45. No Aeroporto de Foz do Iguaçu, a ventania atingiu 61 km/h, às 20h36.

Não há previsão de novos temporais para os próximos dias.

ATUAÇÃO DOS BOMBEIROS

Limpar a pista da Tancredo Neves deu muito trabalho aos bombeiros.

Logo após o temporal, uma equipe do Corpo de Bombeiros da Itaipu liberou seis pontos obstruídos por quedas de árvores na Avenida Tancredo Neves.

Os profissionais foram os primeiros a chegar aos locais bloqueados por troncos e galhos, entre o acesso à Vila B e o bairro Porto Belo.

De acordo com o coordenador do Corpo de Bombeiros da Itaipu, Edson Vidal, a equipe atuou rapidamente para permitir o tráfego na Tancredo Neves.

“Nossa equipe atendeu prontamente a ocorrência, liberando o fluxo de veículos”, explicou Vidal.

CARRO QUEIMADO

Na última terça-feira (18), por volta das 8h, os bombeiros também foram acionados para uma ocorrência de incêndio em veículo, ocorrido dentro da área de Itaipu, a cerca de 300 metros da Barreira de Controle.

O Chevrolet Astra pertencia a uma funcionária do CIBiogás e ficou completamente destruído pelas chamas. A profissional deixou o carro, que emanava muita fumaça, e pediu apoio aos agentes de segurança na Barreira, que acionaram os bombeiros.

Conforme Edson Vidal, a equipe chegou ao local em poucos minutos e conseguiu conter o fogo. Ninguém ficou ferido, mas o carro foi destruído pelas chamas.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.