
O Paraná está levando universitários para intercâmbio na França por meio do programa Ganhando o Mundo da Ciência. As inscrições estão abertas.
A mobilidade acadêmica de universitários paranaenses é para a Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC). A ação é da Fundação Araucária e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
São 46 vagas para estudantes de graduação e mestrado, duas vagas para doutorado e duas para pós-doutorado, informa a Agência Estadual de Notícias (AEN). O prazo de inscrição vai até 1.º de maio.
O primeiro ciclo do intercâmbio ocorrerá entre setembro e novembro, correspondente ao semestre da primavera. Podem participar alunos matriculados em universidades do estado credenciadas, com média mínima de 80/100 no índice de desempenho acadêmico.
O Ganhando o Mundo da Ciência proporciona intercâmbio a alunos de graduação, que estejam ou tenham estado em estágio de Iniciação Científica, e aos pesquisadores (mestrado, doutorado e pós-doutorado), oferecendo a oportunidade de realizar mobilidade internacional. O período do intercâmbio é de até seis meses.
Intercâmbio na França
O programa é de fluxo contínuo, e o processo de seleção é realizado pela UTC. Cada universidade parceira estabelece os pré-requisitos e a documentação necessária em conjunto com a Fundação Araucária.
“Vale destacar que, aos selecionados, será ofertado um mês de aperfeiçoamento linguístico na língua francesa antes do início das atividades”, ressalta a assessora de projetos estratégicos internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios.
Os estudantes podem frequentar um curso intensivo de francês de quatro semanas, que geralmente ocorre em agosto. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail incoming@utc.fr.
Acesse o edital.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)