“Um passeio revelador pelo Centro Histórico de Foz do Iguaçu” chega à tela da RIC Record TV

Que tal conhecer o primeiro Fórum de Foz do Iguaçu ou saber o que funcionava no atual prédio do Senac? Essas são apenas algumas paradas históricas da viagem ao tempo que o vídeo “Um passeio revelador pelo Centro Histórico de Foz do Iguaçu” proporciona. Produzido pela Izabelle Ferrari – Assessoria de Comunicação em parceria com o Portal H2FOZ, o vídeo será exibido nos programas Ligado em Você (sábado, dia 6, às 13h) e no Ver Mais (no aniversário do município, quarta-feira, dia 10, às 14h25). Ambos apresentados pelo jornalista Mauro Picini, na RIC Record TV.

A videorreportagem retrata aspectos singulares da memória de Foz do Iguaçu, que completa 106 anos no dia 10 de junho. Com um mix de imagens históricas e atuais, é possível perceber as transformações em alguns edifícios da área central da cidade e a importância histórica de certos locais.  

O audiovisual nos transporta para uma Foz do Iguaçu ainda jovem, aquela vivenciada por pais e avós. Uma cidade que pulsava a partir das águas do Rio Paraná, via fluvial pela qual chegavam e partiam pessoas, epicentro para o escoamento da erva-mate e madeira, importantes matérias-primas para esta região de fronteira entre o final do século 19 e início do século 20.   

Nesse diálogo entre passado e presente, não poderiam faltar personagens. Os amigos Moisés Bertoni e Harry Shinke representam e ilustram bem a Foz do Iguaçu das décadas de 20 e 30 do século passado. Bertoni, conhecido pela genialidade científica, registrou a estévia, adoçante natural. Já o alemão Shinke, referência em tratamentos medicinais, foi fotógrafo e deixou registrada para esta geração imagens que têm muito a dizer sobre a Foz do Iguaçu de ontem. 

 

Convidamos todos a embarcar nesta viagem no tempo!

Ficha técnica
Roteiro, produção e direção: Izabelle Ferrari e Kathlen Ferrari 
Imagens: Paulo Rigotti
Drone: Marcos Labanca
Edição: Allan Antero 
Apoio cultural: De Paula Contadores e Hotel Del Rey
Parceria: Izabelle Ferrari Assessoria de Comunicação e H2FOZ 

Agradecimentos
Capitania Fluvial do Rio Paraná em Foz do Iguaçu
Fundação Cultural
Maria Elizabeth Carinzio
Ministério do Trabalho em Foz do Iguaçu  
Senac

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.