Diretores de Itaipu inspecionam obras de acesso à Ponte da Integração

Enio Verri (Brasil) e Justo Zacarías Irún (Paraguai) foram à via construída para ligar Foz do Iguaçu a Presidente Franco.

Apoie! Siga-nos no Google News

Os diretores-gerais de Itaipu, Enio Verri (Brasil) e Justo Zacarías Irún (Paraguai), estiveram na Ponte da Integração, nessa sexta-feira (6), para inspecionar as obras de acesso à via no Brasil e no Paraguai.

Leia também:
Obras de nova ponte no Paraguai começam a tomar forma

A ponte foi oficialmente entregue em 2023, mas as vias de acesso e as estruturas alfandegárias seguem em construção nas cabeceiras de Foz do Iguaçu e Presidente Franco, com diferentes estágios de execução.

Enio Verri e Justo Zacarías Irún. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Enio Verri e Justo Zacarías Irún. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

No caso da Rodovia Perimetral Leste, no lado brasileiro, o cronograma é de cerca de 40% de conclusão. No lado paraguaio, o Corredor Metropolitano del Este (CME) foi dividido em seis lotes, que serão entregues de forma gradual até o final de 2025.

A data de abertura da Ponte da Integração ao tráfego de veículos e pedestres ainda não foi confirmada pelos governos dos dois países.

“Nosso interesse é de que esta ponte, que integra Paraguai e Brasil, seja utilizada o mais rápido possível. Viemos aqui hoje para observar e colaborar naquilo que pudermos”, afirmou o diretor-geral paraguaio, Justo Zacarías Irún, citado pela assessoria de Itaipu.

Enio Verri, por sua vez, destacou que todos os recursos empenhados por Itaipu, para as obras da ponte e dos acessos no lado brasileiro, já foram entregues ao Governo do Paraná, responsável pela execução.

“Esses recursos já estão depositados na conta do governo do Estado, que certamente tem interesse em concluir essa obra rapidamente, dado que há uma grande cobrança. É importante encontrar rapidamente uma alternativa para o bem das populações brasileira e paraguaia”, avaliou.

Tendência é de abertura gradual ao tráfego de veículos, com a primeira etapa sendo reservada aos caminhões em lastre (sem carga). Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Tendência é de abertura gradual ao tráfego de veículos, com a primeira etapa sendo reservada aos caminhões em lastre (sem carga). Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

A construção da Ponte da Integração foi financiada pela diretoria brasileira de Itaipu, como parte de um acordo bilateral firmado em 2018. Já a diretoria paraguaia está bancando as obras da Ponte da Bioceânica, sobre o Rio Paraguai (clique aqui para saber mais).

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Robson Diz

    Muito boa essa obra da pknte espero poder passar nessa região um dia.E que venha trazer kmpactos econômicos para os fois países.

Comentários estão fechados.