Rádio Clube
H2FOZ
Início » Itaipu » Itaipu promove encontro entre pescadores da região do lago

Itaipu

Pesca artesanal

Itaipu promove encontro entre pescadores da região do lago

Evento em Foz do Iguaçu reuniu mais de duzentos pescadores que atuam nas águas do reservatório de Itaipu, no trecho até Guaíra.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Itaipu promove encontro entre pescadores da região do lago
Mais de duzentos pescadores participaram do encontro na usina de Itaipu. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

Mais de 200 pescadores artesanais que atuam nas águas do lago de Itaipu participaram, nessa sexta-feira (20), de um encontro anual em Foz do Iguaçu.

Leia também:
Produção de tilápia no lago de Itaipu avança com entrega de estudos

Publicidade

A atividade, organizada pela diretoria brasileira de Itaipu, aconteceu no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da usina.

Instituições como o Ministério da Pesca, o Instituto Água e Terra, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o Instituto Neotropical de Pesquisas Ambientais (Ineo), bem como o Itaipu Parquetec, também marcaram presença no evento.

André Watanabe, gerente do Departamento de Reservatório e Áreas Protegidas de Itaipu, detalhou que a ação tem como objetivo aproximar as comunidades e os técnicos.

Muitos dos pescadores que utilizam diariamente as águas do lago, inclusive, ainda não conheciam a hidrelétrica. Logo após o encontro, os participantes puderam percorrer a usina em uma visita guiada.

Para Itaipu, as parcerias com os pescadores são fundamentais à garantia da qualidade da água para a produção de peixes e a geração de energia.

Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, por exemplo, os integrantes das colônias da região integram a 13.ª Campanha de Limpeza do Lago.

A iniciativa recolheu resíduos depositados nas águas e nas margens do reservatório. Desde a primeira edição, conforme Itaipu, os mutirões já retiraram quase 300 toneladas de resíduos.

Além disso, a binacional abriu, em 2024, edital do programa Itaipu Mais que Energia voltado especificamente para o atendimento ao setor pesqueiro. Os investimentos, de R$ 8 milhões, beneficiaram 3,2 mil pessoas, de nove associações e sete colônias.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário