Com cerca de 800 pessoas na plateia, o médico Drauzio Varella proferiu, na noite dessa quarta-feira (13), uma palestra gratuita no Hotel Carimã, em Foz do Iguaçu, promovida por Itaipu como parte das atividades das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.
Leia também:
Cientista Carlos Nobre dará palestra gratuita em Foz do Iguaçu
Varella falou sobre a saúde integral do homem, enfatizando mitos como o do “sexo forte”, que faz com que muitos pacientes não adotem cuidados preventivos de saúde e só procurem atendimento, muitas vezes, quando as doenças já estão em estágio avançado.
“O câncer de próstata atinge muito mais os homens do que o câncer de mama atinge as mulheres, mas nós vemos as mulheres se cuidando muito mais que os homens”, destacou o médico, conhecido por seu papel na divulgação dos avanços da ciência.
Drauzio Varella incentivou o público a mudar hábitos nas atividades do dia a dia, como diminuir o tempo sentado e os excessos alimentares, passando a andar mais, subir escadas e comer alimentos saudáveis.
“Estou convencido que as pessoas não cometem grandes besteiras, dirigir a 180km/h na estrada, por exemplo. O problema é o dia a dia, ficar sentado o tempo todo, comer aquela sobremesa todos os dias. É isso que faz mal”, reforçou.
Segundo o médico, doenças como depressão e ansiedade já viraram epidemias e é preciso levar esse tema a sério, cuidando da saúde física e emocional. “Nossa saúde é fundamental, só temos um corpo, não tem como trocar. Temos que cuidar dele”, concluiu.
Drauzio Varella é médico oncologista, formado pela Universidade de São Paulo (USP), com experiência profissional e acadêmica no Brasil e no exterior. Autor de mais de 20 livros, foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS no país.
Comentários estão fechados.