Itaipu Binacional promoveu, na quinta (23) e na sexta-feira (24), o evento Mulheres em Movimento. A atividade ocorreu no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), localizado na Região Norte de Foz do Iguaçu.
Leia também:
Gramadão da Vila A terá mural artístico com inspiração indígena
O Mulheres em Movimento teve como foco reconhecer a contribuição feminina nos espaços de poder, por meio de palestras e debates. Buscou, ademais, fortalecer o ativismo feminino e a luta por uma sociedade mais justa, diversa e equalitária.
De acordo com Itaipu, a ação pegou como ganchos a campanha 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulher e o Dia da Consciência Negra.
A palestra magna esteve a cargo da desembargadora Rosana Fachin, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), parceiro na organização do evento.
“Quero parabenizar a Itaipu pela realização desse evento. É de suma importância termos esses espaços em que se discuta efetivamente a violência doméstica, a questão de gênero e da desigualdade”, ressaltou.
Conforme Rosana Fachin, apesar de as mulheres representarem mais da metade da população, alguns pontos ainda seguem pendentes.
“Vemos muita dificuldade para ascender aos postos de trabalho, ter paridade de gênero, igualdade salarial, ainda que existam leis que determinam isso às empresas”, afirmou a desembargadora, citada pela assessoria de Itaipu.
“Não basta a edição de uma lei, nós precisamos conscientizar as pessoas que elas precisam participar, ter conhecimento e dar efetividade à lei”, complementou.
Participaram na cerimônia de abertura, na quinta-feira (23), o diretor-jurídico de Itaipu, Luiz Fernando Delazari, e a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Priscilla Placha Sá, coordenadora científica do evento.
(Com informações de Itaipu Binacional)

