Itaipu Binacional recebeu, nesta semana, a visita de representantes da China Three Gorges Corporation (CTG), corporação chinesa que administra a usina hidrelétrica de Três Gargantas, a maior do mundo em capacidade instalada.
Leia também:
Itaipu sedia conferência internacional com reguladoras de energia
Os executivos chineses chegaram a Foz do Iguaçu acompanhados de diretores da CTG Brasil, subsidiária que presta serviços na área de energia no país.
A comitiva chefiada pelo vice-presidente da CTG, Zeng Yi, foi recebida pelo diretor-técnico brasileiro de Itaipu, Renato Sacramento. Mais tarde, o grupo participou de um almoço com o diretor-geral brasileiro da binacional, Enio Verri.
A cooperação entre Itaipu e Três Gargantas é antiga. O projeto chinês de construir uma usina de grandes dimensões, inclusive, foi inspirado na hidrelétrica do Rio Paraná, que é a maior do mundo em produção acumulada de energia.
“A presença deles é fundamental para a troca de experiências, pois ambos inovamos em diferentes tecnologias. Além de uma saudável relação internacional, trata-se de uma troca técnica. Pretendemos visitá-los para conhecer suas inovações e, quem sabe, adotá-las em nossa usina”, destacou Enio Verri, citado pela assessoria.
Já Zeng Yi reforçou que a integração entre a usina e o ambiente natural em Itaipu “é impressionante, com recursos naturais favoráveis que fazem a construção parecer uma unidade com a natureza”.
A comitiva visitou locais como a casa de força e a barragem de concreto da hidrelétrica, com uma ida à cota 40, onde é possível ver o solo rochoso que forma a base do leito original do Rio Paraná.
(Com informações de Itaipu Binacional)
Comentários estão fechados.