Missão de Santa Maria do Iguaçu: raízes e história

A Missão de Santa Maria do Iguaçu foi um marco para a colonização da região

Apoie! Siga-nos no Google News

A Missão de Santa Maria do Iguaçu, única localizada no rio Iguaçu, é um dos exemplos mais singulares do encontro de diversas culturas e nacionalidades na região das Cataratas do Iguaçu. Tema de vários estudos e pesquisas, também é assunto na dissertação “A Missão de Santa Maria do Iguaçu: Trajetória e relações de contato”, de Pedro Louvain, Mestre em História pela Unila.

Pedro Louvain possui Bacharel e Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pesquisa na área de História da Legislação Indigenista Brasileira. Mestre (2015) em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins (PPGPMUS-UNIRIO/MAST), com pesquisa de dissertação em Proteção do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia.  Atualmente é doutorando em Arqueologia na Universidade Federal do Paraná, com pesquisa sobre o patrimônio cultural arqueológico do Parque Nacional do Iguaçu: sítios e artefatos.

O historiador esteve presente no programa Marco Zero para falar a respeito dos estudos e de como essa rota foi importante ao longo dos séculos. O Marco Zero é um programa produzido pelo Portal H2FOZ e pela Rádio Clube FM e vai ao ar todo sábado pela manhã. Dê o play!

Durante o programa, foram respondidas as seguintes perguntas:

* Antes de a gente falar de Santa Maria do Iguaçu, gostaria que você contextualizasse o que foram as missões jesuíticas?



* Quando e como aconteceu a Missão de Santa Maria do Iguaçu?

* Quem integrou essa comitiva, digamos assim, que obteve êxito após as tentativas jesuitas infrutíferas?

* Após sete anos de fundação, seus habitantes decidiram se mudar. Por quê?

* Grande parte dos personagens do período permanece desconhecida da população, enquanto a memória indígena segue supermitificada e comercializada. Em seu estudo você identificou formas de amenizar essas lacunas e mercantilização?

* Quais documentos foram resgatados em sua tese de mestrado pela Unila?

* Qual foi o resultado da investigação?

* Pretende transformar o seu estudo em livro?

LEIA TAMBÉM