Tira-dúvidas orienta em shopping de Foz como declarar certo o Imposto de Renda

Ação gratuita acontecerá nesta sexta-feira, 31, reunindo profissionais contábeis, professores e estudantes de universidades; assista à entrevista.

Apoie! Siga-nos no Google News

Contribuintes em Foz do Iguaçu poderão obter orientação gratuita sobre como declarar corretamente o Imposto de Renda e não ter problemas com o fisco. A ação Declare Certo! acontecerá nesta sexta-feira, 31, das 11h às 18h, no Cataratas JL Shopping.

A iniciativa é da regional iguaçuense do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná (SESCAP-PR). O tira-dúvidas será conduzido por empresários e profissionais do setor contábil, com estudantes e professores de universidades.

Os detalhes da campanha foram apresentados no programa Marco Zero, em entrevista com Amauri Nascimento, diretor de Eventos do SESCAP-PR. Ele enfatizou que o trabalho é voluntário, no contexto da responsabilidade social da instituição de classe. Cerca de 40 mil contribuintes iguaçuenses devem declarar.

Assista à entrevista:

Ele resgatou que a campanha teve início em 2004, a partir da constatação de que muitas pessoas tinham dificuldades na hora de prestar contas ao “leão” da Receita Federal, incorrendo em erro. Durante as orientações, diversos profissionais irão revezar-se no atendimento à comunidade.

“É o momento das pessoas que têm dúvidas nos procurarem para fazermos essa instrução”, convidou Amauri. O contador enfatizou que a ação não é apenas para quem está realizando ou irá fazer a declaração, mas para quem ainda tem dúvidas sobre se deve ou não declarar.

“Muitas pessoas perguntam: ‘Será que eu preciso declarar? Eu ganho tão pouco’”, exemplificou. “Às vezes não é o ganhar pouco, mas as condições que requerem a apresentação da declaração”, continuou Amauri Nascimento.

Entre as principais dúvidas das pessoas, segundo o profissional, estão as referentes à obrigatoriedade de declarar ou não, restituição e informações sobre bens e despesas. Outra incógnita de muitos é sobre qual é o tipo de declaração a ser enviada.

Durante a entrevista, Amauri Nascimento lembrou que os esclarecimentos também abrangerão as formas simples de fazer a destinação do Imposto de Renda aos fundos da Criança e do Adolescente e do Idoso. Com essa opção, o dinheiro do tributo fica em Foz do Iguaçu, para projetos sociais na comunidade.

Em dia com o “leão”

A declaração do Imposto de Renda 2023 pode ser enviada até 31 de maio de 2023. Quem está obrigado a entregá-la e perder o prazo deverá pagar multa pelo atraso. Enquanto não enviar a obrigação anual com a Receita Federal, a pessoa fica com seu CPF na situação “pendente de regularização”.

Arte: Divulgação

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.