Localização de porto seco e escola municipal de Foz do Iguaçu serão debatidos em audiência pública

As duas estruturas, a serem construídas, dividem opiniões de moradores da cidade

Apoie! Siga-nos no Google News

Duas audiências marcadas para o mês de abril, na Câmara de Vereadores, vão abordar temas que estão gerando debates entre os moradores de Foz do Iguaçu. A primeira, a ser realizada dia 10 de abril, às 18h30, trata da instalação do novo porto seco de Foz do Iguaçu. A segunda, dia 12 de abril, às 19h, tem o propósito de debater o local para construção da nova sede da Escola Municipal Professora Lúcia Marlene Pena Nieradka, situada na Vila Yolanda.

Leia também:
Receita publica edital do novo porto seco de Foz do Iguaçu

Os possíveis locais para instalação do porto seco serão apontados em um edital a ser lançado pela Receita Federal do Brasil (RF). Atualmente o entreposto está localizado na BR-277, próximo ao CTG Charrua, porém opera com capacidade limitada.

Em minuta do edital lançado em fevereiro, a RF sugere três áreas da cidade para construir o porto seco. A área 1 fica ao norte da BR-277 e a leste do entroncamento da rodovia com a futura Perimetral Leste; a área 2, ao sul da BR-277 e à direita no sentido da Ponte da Integração e da futura Perimetral Leste. A área 3 seria na Região Leste, próxima à futura Perimetral Leste e às avenidas Felipe Wandscheer e Maria Bubiak.

O atual porto seco fico na BR-277, próximo ao CTG Charrua – Foto: Marcos Labanca/Arquivo

A possibilidade de instalar o porto seco na região das avenidas Wandscheer e Bubiak gerou protestos de moradores. Um abaixo-assinado que já tem mais de duas mil assinaturas, entregue ao prefeito Chico Brasileiro, foi organizado para reivindicar a construção do entreposto em outro local. Os moradores alegam impacto ambiental e no turismo, porque a área comporta hotéis.

Neste mês, o assunto também foi pauta do Conselho das Cidades (Concidade-Foz). Após a reunião, os conselheiros solicitaram a retirada da área 3 do edital que está prestes a ser lançado pela RF. A audiência foi convocada pelo vereador Kalito Stoeckl.

Escola na praça

A construção da nova sede da Escola Municipal Professora Lúcia Marlene Pena Nieradka vem arrastando-se há anos, e o problema é a localização. A prefeitura quer erguer a instituição de ensino na Praça das Aroeiras, no Jardim Social, no entanto moradores são contra, porque alegam ser preciso preservar a área verde.

Mesmo com um processo dos moradores tramitando na Justiça para evitar a construção da escola na praça, a prefeitura lançou um edital para início das obras, que deveriam começar em fevereiro. Porém, um pedido de tombamento da praça inviabiliza a edificação. A proposição da audiência é do vereador Márcio Rosa.

Participação

Ambas as audiências são abertas à população. Para quem tiver interesse em fazer uma participação usando a tribuna, basta preencher o cadastro completo no link  https://bit.ly/3xdzwkx.

Os interessados também podem inscrever-se pessoalmente, durante a realização da reunião. No decorrer da transmissão ao vivo, as dúvidas podem ainda ser encaminhadas nos espaços abertos para a sua participação nos chats do YouTube (https://bit.ly/3YBwxid); Facebook (https://www.facebook.com/camaradefoz) e e-Democracia (https://edemocracia.fozdoiguacu.pr.leg.br/audiencias/).

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. […] principal dúvida sobre o novo porto seco é, precisamente, a localização, que será debatida em audiência pública no dia 10 de abril, às 18h30, na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. O edital da RFB menciona três regiões da cidade, situadas, basicamente, no entorno dos bairros […]

Comentários estão fechados.