Projeto quer agregar valor à produção de galinhas e ovos caipiras perto do parque

Iniciativa voltada aos produtores rurais é uma parceria entre o Onças do Iguaçu e o Eco Park, com apoio do Parque Nacional do Iguaçu.

Apoie! Siga-nos no Google News

O programa Ciscando o Futuro inaugurou o primeiro galinheiro, a fim de agregar valor à produção de galinhas e ovos caipiras em propriedades rurais lindeiras ao Parque Nacional do Iguaçu. O empreendimento foi instalado em área de Leila Rodrigues, na Picada Benjamin, em Matelândia (PR).

VÍDEO: O que sabemos sobre nós mesmos? Assista à nova história da série Vidas do Iguaçu.

LEIA TAMBÉM: Foz do Iguaçu tem 23 pessoas com 100 anos ou mais

A construção é resultado de uma parceria firmada entre o projeto Onças do Iguaçu, que atua na proteção desse felino na ampla faixa de fronteira do Brasil e Argentina, e o Eco Park, parque ecológico e atrativo turístico em Foz do Iguaçu. A iniciativa de renda e sustentabilidade conta com o apoio da direção da unidade federal de conservação.

Ciscando o Futuro visa a ampliar a renda dos produtores rurais, principalmente dos que possuem áreas nas regiões territoriais de maior incidência das onças do Parque Nacional. Na primeira realização do projeto, Leila Rodrigues também recebeu 20 matrizes de galinhas caipiras.

O propósito é melhorar a qualidade dos ovos e incrementar a renda das famílias. “Com esta nova estrutura posso comprar mais umas 200 galinhas e cuidar delas com segurança”, disse a produtora. Ela foi contemplada pelo programa depois que teve ovelhas abatidas por onças-pintadas.

Galinhas e ovos caipiras

O projeto Ciscando o Futuro surgiu exatamente após a presença dos felinos em propriedades rurais lindeiras. “Com este projeto oferecemos mais uma fonte de renda às famílias e protegemos as onças”, explicou a bióloga Yara Barros, que é a coordenadora do projeto e do Onças do Iguaçu.

“Estamos muito felizes com esse trabalho conjunto, pois o Onças do Iguaçu é referência em cuidado com os animais e a natureza”, explicou o coordenador institucional do Eco Park, Igor Morais. O empreendimento ainda patrocinará a construção de canis para alojar cachorros durante a noite em propriedades vulneráveis e, assim, evitar a predação dos cães por onças.

Projeto Onças do Iguaçu

Ação institucional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Instituto Pró-Carnívoros e o Parque Nacional do Iguaçu. A finalidade é a conservação da onça-pintada como uma espécie-chave da biodiversidade do parque, por meio de pesquisa, engajamento da comunidade e coexistência.

Eco Park

Espaço dedicado a mostrar a relação do ser humano com os animais, estimulando a conexão e o respeito à natureza. Funciona diariamente, das 9h às 17h30. Apresentações de aves de rapina e cavalo crioulo são às 10h e às 15h30, durando uma hora e meia. Entre esses horários, é possível conhecer a Minifazenda e interagir com os animais, sob a orientação de técnicos.

Das 9h às 17h30, na visita pela Minifazenda é possível ver vacas, ovelhas, carneiros, lhamas, avestruzes, miniporcos, coelhos gigantes, minicabras, entre outros animais, os quais foram importantes para a formação das sociedades. Outra experiência é o aviário Imersão das Aves, em que há mais de 50 aves da Mata Atlântica em um imenso viveiro.

Nele, o visitante pode observar e aprender sobre a rotina dessas aves. As espécies chegaram ao parque ecológico por meio de ações de resgate, seja por maus-tratos ou tráfico de animais silvestres.

Complexo de atrações

O Dreams Eco Park está localizado ao lado do Dreams Park Show, em Foz do Iguaçu, onde estão o Museu de Cera, Maravilhas do Mundo, Vale dos Dinossauros, Bar de Gelo e Dreams Motor Show.

Mais informações no site: dreamsecopark.com.br.

(Com informações do Eco Park)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.