Foz do Iguaçu tem 23 pessoas com 100 anos ou mais

Uma delas é a Dona Olair, que aos 103 anos faz ginástica e motiva as pessoas à prática de exercícios.

Apoie! Siga-nos no Google News

Se o envelhecimento da população de Foz do Iguaçu mostrado pelo Censo 2022 pauta desafios em termos de políticas públicas, também mostra ser possível aliar longevidade e qualidade de vida. A Dona Olair é uma das 23 pessoas com mais de 100 anos no município, sendo exemplo e motivação para as práticas saudáveis.

LEIA MAIS: Pirâmide etária de Foz do Iguaçu: população de idosos cresceu 232% em 12 anos

Aos 103 anos, ela faz aulas de ginástica no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Praça da Bíblia, chamando atenção dos frequentadores do equipamento público para a sua dedicação. Os exercícios são três vezes por semana, na companhia da sua filha de 73 anos.

A atleta centenária “se tornou inspiração para os outros idosos, dando um verdadeiro show de disposição e longevidade”, registra a Agência Municipal de Notícias (AMN). A rotina de mãe e filha inclui alongamento, caminhada, atividade com bola e bastão e, claro, diversão ao som das músicas, sempre sob o acompanhamento de um profissional de educação física.

“A Olair é um exemplo vivo de que a prática de atividade física regular é para todos, independentemente da idade”, frisa a professora de ginástica Bruna Keller, que atua no município. “Como profissional, é uma honra e ao mesmo tempo um privilégio poder contribuir na sua qualidade de vida através das aulas de ginástica”, completa.

População mais idosa

Reportagem exclusiva do H2FOZ mostra haver 24.620 moradores em Foz do Iguaçu com 65 anos ou mais, o que equivale a 8,6% da população. Os dados foram captados durante o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A tendência de envelhecimento segue o quadro nacional.

O número representa um aumento de 232,4% em 12 anos, na comparação com o Censo 2010, quando a população de idosos correspondia a apenas 2,9% do total, com 7.406 pessoas, informa a matéria de Vacy Álvaro. A população iguaçuense com mais de 100 anos caiu de 32 (2010) para 23 (2022).

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.