Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Lobo-guará resgatado em Foz do Iguaçu está pronto para voltar à natureza

Meio Ambiente

Lobo-guará resgatado em Foz do Iguaçu está pronto para voltar à natureza

Animal encontrado nos arredores da Avenida das Cataratas foi levado ao Refúgio Biológico Bela Vista, onde recebeu cuidados.

2 min de leitura
Lobo-guará resgatado em Foz do Iguaçu está pronto para voltar à natureza
Lobo-guará recebeu o nome de Ybipiru, dado pelas equipes de resgate. Foto: Divulgação/Refúgio Biológico Bela Vista
Publicidade

Resgatado na semana passada, desorientado, ao lado de um restaurante na Avenida das Cataratas, o lobo-guará Ybipiru já está pronto para voltar à natureza.

Leia também:
Caso raro: lobo-guará resgatado na área urbana de Foz do Iguaçu

Publicidade

Levado ao Refúgio Biológico Bela Vista, o animal, de 26 quilos, passou por cuidados veterinários e recebeu um colar de monitoramento. O equipamento, financiado pelo Eco Park Foz, possibilitará acompanhar os deslocamentos de Ybipiru na natureza.

O achado do lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) em Foz do Iguaçu é um caso raro, pois a espécie não faz parte do bioma local. No Paraná, os lobos costumam viver em regiões de campos e horizontes abertos, como nos arredores de Guarapuava.

De acordo com o boletim, o resgate mobilizou equipes da Polícia Ambiental, do Projeto Onças do Iguaçu, do Eco Park Foz e de Itaipu Binacional. No momento da ação, o animal estava acuado e havia risco de atropelamento. O H2FOZ noticiou o fato (clique aqui para relembrar).

Publicidade

O nome Ybipiru, conforme os participantes do resgate, significa “perdido, desorientado” nas línguas do tronco tupi-guarani.

Soltura do lobo-guará

Já o local de soltura do lobo-guará não será informado, devendo ocorrer em um ambiente com características similares às de preferência da espécie.

Publicidade

“A presença do animal em uma área urbana e fora de seu habitat natural levanta questões sobre as possíveis causas desse deslocamento”, aponta o Onças do Iguaçu.

“A perda e fragmentação de habitats podem forçar animais silvestres a se deslocarem para áreas fora de seu habitat natural em busca de alimento ou abrigo”, complementa.

Considerado o maior canídeo da América do Sul, o lobo-guará está na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). De acordo com a IUCN, a espécie figura na lista como vulnerável.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.