Nesta sexta-feira (16), o Parque das Aves promove a segunda edição da atividade educativa Conhecendo as Aves, parte da programação especial de férias de janeiro. Ao longo da trilha, em dois horários — das 9h às 11h e das 13h15 às 16h —, educadores conduzem uma experiência interativa. Além disso, eles convidam visitantes a explorar as incríveis adaptações das aves da Mata Atlântica.
LEIA TAMBÉM: Parque das Aves ainda tem vagas disponíveis para a Colônia de Férias
A atividade sensibiliza o público para a importância da conservação da biodiversidade. A ideia é aproximar as pessoas das aves por meio da observação de bicos, patas, penas, voos e outras características marcantes dessas espécies.
Conforme a supervisora de Educação para Conservação do Parque das Aves, Gabriela Possato, “é uma oportunidade de tornar o passeio ainda mais enriquecedor, despertando a curiosidade e o interesse pelas aves da Mata Atlântica e pelo papel que cada um pode exercer na conservação da biodiversidade”.
Sustentabilidade
A iniciativa está alinhada ao compromisso do Parque das Aves com a sensibilização ambiental e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A ação tem relação especial com o ODS 4 (Educação de Qualidade), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 15 (Vida Terrestre). Ademais, a ação educativa também reforça o papel do parque como centro de referência em conservação da Mata Atlântica, promovendo vivências significativas durante o período de férias escolares.
Programação
Em janeiro, o Parque das Aves promove uma programação especial com atividades para todas as idades. Entre as atividades está, por exemplo, a soltura de borboletas às terças e quintas-feiras, às 14h30, no espaço Borboletas e Beija-Flores. Dessa maneira, a iniciativa proporciona aos visitantes a chance de acompanhar o primeiro voo desses insetos sob cuidados humanos.
Já a Colônia de Férias, que acontece de 26 a 30 de janeiro para crianças de 6 a 10 anos, está com as últimas vagas disponíveis e oferece experiências lúdicas e educativas em meio à Mata Atlântica. Outra opção é a Visita Guiada Pumuckl, realizada diariamente em dois horários com acompanhamento de educadores bilíngues. O atrativo permite um passeio exclusivo e aprofundado pelos viveiros e trilha do parque, com paradas especiais e degustação de sabores da floresta.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, que possui um centro de conservação focado em espécies da Mata Atlântica e atua no acolhimento de animais resgatados, é o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas e completou 31 anos de atuação em 2025. Como instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho por meio da visita ao parque, do consumo nos restaurantes do complexo gastronômico e das compras na loja de suvenires.

