Meteorologia emite alerta laranja para Foz do Iguaçu e região

Segundo o Inmet, há risco de temporais entre as 7h e as 22h de quinta-feira (21), com vento forte e chuvas acima da média.

Apoie! Siga-nos no Google News

A quinta-feira (21) poderá ter registro de temporais em Foz do Iguaçu e municípios do Paraná e de Santa Catarina, além de parte do Rio Grande do Sul, conforme aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Leia também:
Outono 2024: confira a previsão para o Oeste do Paraná

O Alerta n.º 46.807, com validade entre as 7h e as 22h de quinta, indica chances de “chuva entre 30 e 60 milímetros-hora ou 50 e 100 milímetros-dia, ventos intensos (de 60 a 100 quilômetros por hora) e queda de granizo”, com risco de “corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos”.

Área de cobertura do alerta e recomendações. Gráfico: Inmet
Área de cobertura do alerta e recomendações. Gráfico: Inmet

Já o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, prevê tempo chuvoso ao longo de toda a jornada, com 97% de probabilidade de ocorrência de chuva e acumulado de 26.2 milímetros. As rajadas de vento, conforme o boletim do Simepar, poderão chegar a 64 quilômetros por hora na Terra das Cataratas.

Outras fontes consultadas pelo H2FOZ, como o site Climatempo, também apontam probabilidade de chuvas intensas na região de fronteira, com volume de até 45 milímetros e alerta de mudança brusca de temperatura, com as máximas da manhã podendo ser mais altas que as da tarde.

Boletim do Simepar para quinta-feira (21) em Foz do Iguaçu
Boletim do Simepar para quinta-feira (21) em Foz do Iguaçu

A Direção de Meteorologia e Hidrologia do Paraguai, por sua vez, cita a entrada de uma frente fria no país, com potencial para causar “chuvas com ocasionais tormentas elétricas” na fronteira com o Brasil. O Sistema de Alerta da província de Misiones, da Argentina, projeta probabilidade alta de “chuvas e tormentas” para quinta.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.