Meteorologia alerta para onda de calor na região de Foz do Iguaçu

Fontes como o site Climatempo indicam que próximos dias poderão ter temperaturas até 5°C acima da média para o período.

Apoie! Siga-nos no Google News

Pelo menos até a próxima segunda-feira (12), Foz do Iguaçu e municípios vizinhos estarão na área de abrangência de uma nova onda de calor, que poderá trazer registros de temperaturas de 3°C a 5°C acima da média para o período.

Leia também:
Pôr do sol nas Cataratas é nova opção de passeio em Foz do Iguaçu
Carnaval das 3 Fronteiras é opção para o feriadão em Foz do Iguaçu

O alerta é do site Climatempo, que sinaliza a área próxima à Terra das Cataratas e partes das regiões Oeste de Santa Catarina, Noroeste e Oeste do Rio Grande do Sul com a cor vermelha, referente à probabilidade de calor maior que o previsto.

Gráfico divulgado pelo site Climatempo, apontando as áreas com potencial de temperaturas acima do normal.
Gráfico divulgado pelo site Climatempo, apontando as áreas com potencial de temperaturas acima do normal.

Especificamente para Foz do Iguaçu, o Climatempo menciona máxima de 35°C para esta quarta (7), 36°C para quinta (8), 37°C para sexta (9), sábado (10) e domingo (11) e 38°C para segunda (12), com recuo para 34°C na terça (13). A tendência, para todos os dias, é de sensação térmica acima de 40°C.

Já a Metsul Meteorologia, fonte habitualmente consultada pelo H2FOZ, projeta 39°C para o período entre sexta e domingo e 38°C nos demais dias, com chances de chuvas isoladas provocadas pela combinação entre calor e umidade.

Gráfico do Inmet, datado de terça-feira (6), mostra os efeitos da onda de calor na Argentina e no Paraguai.
Gráfico do Inmet, datado de terça-feira (6), mostra os efeitos da onda de calor na Argentina e no Paraguai.

A atual onda tem origem na Argentina, que registrou recordes de temperaturas em várias regiões do país nos últimos dias. Nas províncias de Formosa e Chaco, situadas na fronteira com o Paraguai, os termômetros vêm superando os 40°C desde a última sexta-feira (2).

As recomendações para prevenir transtornos incluem manter a hidratação em dia, evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes e ter atenção aos sinais emitidos pelo corpo, como sede, queda de pressão e cansaço excessivo.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.