E não é que choveu mesmo? Os “nossos” meteorologistas não erram nunca. Teve até granizo

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Hoje, 14 de outubro, é Dia do Meteorologista, o profissional que “faz da ciência a arte de decifrar o tempo”, como diz a homenagem no portal do Instituto Nacional de Meteorologia.

Somamos a essa a nossa homenagem, principalmente porque acertaram em cheio. Chuva para esta quarta-feira, 14, foi a previsão unânime dos cinco serviços de meteorologia que consultamos: Simepar, CPTEC/Inpe, Inmet, AccuWeather e Climatempo.

Mas, até chover, ficamos com o coração na mão. Passou-se a manhã inteira e… nada. Veio a tarde e, então, fez-se luz. Melhor, escureceu pra valer e a chuva chegou, com raios, trovões e até queda de granizo. Tudo documentado.

Parabéns aos “nossos” meteorologistas. E aos outros que não consultamos também. A gente sabe como é difícil prever o tempo, em época de tantas mudanças climáticas, com La Niña, com equipamentos na maioria das vezes longe dos ideais, com computadores que um dia foram “super”, etc, etc.

É por isso que não nos atemos a uma só previsão. Quando consideramos as cinco, é porque indicam uma tendência muito forte, independentemente de interpretação.

O que postamos ontem, terça-feira, foi esta matéria:

Dança da chuva funcionou pra valer, apontam com unanimidade os meteorologistas

Na mosca, com ou sem dança. E como fica a unanimidade pros dois próximos dias? Tem chuva também nesta quinta, 15, dia em que finalmente reabrem a Ponte da Amizade e as outras fronteiras do Brasil com o Paraguai. Se for às compras, não se esqueça do guarda-chuva. Melhor ainda, compre um por lá mesmo. É baratinho.

Voltando às previsões, pra sexta-feira não há unanimidade. Ela reparece no sábado: está “marcando chuva”, como se dizia antigamente.

Mais pra frente, a gente conta outra hora. Por enquanto, curta a chuva, ao vivo e a cores, e as fotos que postamos aqui. Confira como falamos a verdade: teve até granizo, como mostra a primeira foto, feita por Daniel Reis.

Não foi muito, mas o que vale é a novidade. Granizo na terra seca. Foto Daniel Reis
Por que tem que cuidar mais quando se dirige na chuva? Ah, essa você sabe. Foto Patrícia Iunovich
Na saideira, mistura de luzes e aguaceiro. Foto Patrícia Iunovich
error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.