Fim de semana terá sensação acima dos 40°C em Foz do Iguaçu

Tempo seco em todo o Oeste do Paraná elevou para laranja o nível de alerta em relação aos riscos de incêndios florestais.

Apoie! Siga-nos no Google News

Os próximos dias continuarão quentes e com sensação térmica próxima ou acima dos 40°C em Foz do Iguaçu, conforme os boletins dos principais serviços de meteorologia, consultados pelo H2FOZ na manhã desta sexta-feira (2).

Leia também:
Cataratas do Iguaçu tem melhor janeiro dos últimos cinco anos

Habitualmente mais comedido em suas previsões, o Simepar, órgão oficial de meteorologia do Paraná, cita temperaturas máximas de 34°C para sábado (3) e 33°C para domingo (4), com mínimas na faixa dos 24°C/25°C à noite.

Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar
Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar

O site Climatempo, por sua vez, prevê 37°C para sábado e 35°C para domingo, com predomínio de sol, mas chances de pancadas ocasionais e sensação térmica certamente superior a 40°C na fronteira.



Já a Metsul Meteorologia projeta ainda mais calor, com 38°C para o fim de semana, picos de 39°C a partir de terça-feira (6) e possibilidade de chuvas rápidas para, quem sabe, trazer algum refresco ainda que temporário.

O predomínio de tempo seco nos últimos dias elevou para laranja o risco de incêndios florestais nas regiões Oeste e Sudoeste, conforme cenário emitido pelo Simepar nessa quinta-feira (1.º). O Noroeste do Paraná está em alerta vermelho.

Risco de incêndios florestais no Paraná. Gráfico: Simepar
Risco de incêndios florestais no Paraná. Gráfico: Simepar

Cataratas do Iguaçu

Às 8h desta sexta-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 1.210 metros cúbicos por segundo (m³/s), cerca de 20% abaixo do referencial padrão de 1.500m³/s.

Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel

A tendência para o fim de semana é de aumento, tendo em vista valores acima de 2.000m³/s registrados na estação de Porto Capanema, localizada águas acima no Rio Iguaçu.

LEIA TAMBÉM