Foz do Iguaçu tem alerta laranja de tempestade – veja a previsão

Aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia, englobando as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

Apoie! Siga-nos no Google News

A região de Foz do Iguaçu poderá ter, até o início da tarde desta sexta-feira (20), o registro de tempestades, conforme o Alerta n.º 48.481, na cor laranja (perigo), emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Leia também:
Justiça sentencia prefeitura de Foz a pagar mais de R$ 200 milhões ao Consórcio Sorriso

A área de abrangência do aviso inclui as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, além de metade do estado de Santa Catarina e da porção norte do Rio Grande do Sul. A vigência é até meio-dia.

Area de abrangência do alerta laranja. Gráfico: Inmet
Área de abrangência do alerta laranja. Gráfico: Inmet

Segundo o Inmet, são esperados fenômenos como “chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos (60 a 100 quilômetros por hora) e queda de granizo”.

Se confirmado, o temporal poderá trazer “risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos”. As instruções de segurança aos moradores incluem procurar local abrigado e retirar aparelhos elétricos das tomadas.

Já o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, prevê acumulado de 34.9 milímetros para Foz do Iguaçu nesta sexta-feira, com máxima de 26°C. Para sábado (21), o céu continuará encoberto, mas sem chuva, com temperaturas entre 19°C e 29°C.

De domingo (22) em diante, a projeção é de um início de primavera quente na Terra das Cataratas, com predomínio de sol e termômetros entre 21°C e 34°C. Para quinta-feira (26), há chances de novas chuvas e ligeira redução das temperaturas na fronteira.

Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar
Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar

Cataratas do Iguaçu

Às 8h desta sexta-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 1.080 metros cúbicos por segundo (m³/s), cerca de 30% abaixo do referencial padrão de 1.500m³/s.

Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel

A tendência para o fim de semana é de aumento, tendo em vista a ocorrência de chuvas na bacia hidrográfica do Rio Iguaçu e o incremento já verificado, durante a madrugada, na estação Porto Capanema, localizada águas acima.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.