Foz do Iguaçu registrou, nessa terça-feira (17), a temperatura mais alta do estado. De acordo com o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, a estação meteorológica situada na cidade reportou 39.3°C à tarde, com sensação térmica superior a 45°C.
Leia também:
Temporal isolado provoca queda de árvores em Foz do Iguaçu
Conforme o Simepar, foi a temperatura mais alta do ano na Terra das Cataratas. Houve recorde de calor, ademais, em Marechal Cândido Rondon (38.7ºC), Loanda (37.7°C), Altônia (37.6°C), Assis Chateaubriand (37.5°C) e outras 22 estações.
No acumulado de 2026, contudo, o recorde ainda pertence a Capanema, que marcou 39.7°C na tarde do dia 6 de fevereiro. A marca de Foz do Iguaçu nessa terça ficou apenas quatro décimos abaixo, diferença quase imperceptível.
No lado argentino, a onda de calor também trouxe algumas das temperaturas mais altas da temporada de verão no país, segundo dados do Serviço Meteorológico Nacional (SMN).
Duas cidades de Misiones ficaram no top 10 do calorão do dia: Posadas, capital da província, com sensação térmica de 42°C; e Puerto Iguazú, na fronteira com Foz do Iguaçu, com sensação de 41.1ºC.
Já o Paraguai apareceu em mapas de medição térmica como “o ponto mais quente do planeta” nessa terça-feira, com sensação térmica de até 47°C.
Para quarta (18) e quinta-feira (19), fontes como o Simepar indicam continuidade do calor em Foz do Iguaçu e região fronteiriça. De acordo com o boletim, o alívio deverá vir somente na sexta (20), com chuvas isoladas e máximas de “só” 31°C.

