Natal tem alerta laranja para chuva intensa em Foz do Iguaçu

Aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é válido entre meio-dia e 21h desta segunda-feira (25).

Apoie! Siga-nos no Google News

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (25) de Natal, alerta laranja sobre os riscos de tempestades e chuvas intensas em toda a extensão dos estados de Paraná e Santa Catarina, além de parte do Rio Grande do Sul.

Leia também:
Veja a previsão do tempo para o verão em Foz do Iguaçu e região

O Alerta n.º 45.899, com grau de perigo, tem início ao meio-dia e validade até as 21h desta segunda, citando chances de “chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos (60 a 100 quilômetros por hora), e queda de granizo”.

O Inmet menciona, ainda, “risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”. O motivo é o surgimento de uma grande área de instabilidade sobre o Paraguai, com avanço no sentido leste.



Imagens do satélite GOES16, compartilhadas pelo Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar), indicam, precisamente, que a primeira área do estado a ser alcançada pelo fenômeno será a faixa de fronteira próxima a Foz do Iguaçu e ao lago de Itaipu.

Área de abrangência do alerta emitido pelo Inmet
Área de abrangência do alerta emitido pelo Inmet

Às 9h30, a Terra das Cataratas apresentava panorama de céu encoberto e chuva fraca em algumas áreas do perímetro urbano. A temperatura era de 22.5°C. A máxima prevista para o dia, segundo o Simepar, é de 29°C à tarde.

Recomendações do Inmet em caso de tempestades:
– Em cenário de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

LEIA TAMBÉM