Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Natal tem alerta laranja para chuva intensa em Foz do Iguaçu

Meteorologia

Natal tem alerta laranja para chuva intensa em Foz do Iguaçu

Aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é válido entre meio-dia e 21h desta segunda-feira (25).

2 min de leitura
Natal tem alerta laranja para chuva intensa em Foz do Iguaçu
Imagem do satélite GOES16, compartilhada pelo Simepar, mostra uma grande área de instabilidade sobre o Paraguai às 9h20.
Publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (25) de Natal, alerta laranja sobre os riscos de tempestades e chuvas intensas em toda a extensão dos estados de Paraná e Santa Catarina, além de parte do Rio Grande do Sul.

Leia também:
Veja a previsão do tempo para o verão em Foz do Iguaçu e região

Publicidade

O Alerta n.º 45.899, com grau de perigo, tem início ao meio-dia e validade até as 21h desta segunda, citando chances de “chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos (60 a 100 quilômetros por hora), e queda de granizo”.

O Inmet menciona, ainda, “risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”. O motivo é o surgimento de uma grande área de instabilidade sobre o Paraguai, com avanço no sentido leste.

Imagens do satélite GOES16, compartilhadas pelo Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar), indicam, precisamente, que a primeira área do estado a ser alcançada pelo fenômeno será a faixa de fronteira próxima a Foz do Iguaçu e ao lago de Itaipu.

Publicidade
Área de abrangência do alerta emitido pelo Inmet
Área de abrangência do alerta emitido pelo Inmet

Às 9h30, a Terra das Cataratas apresentava panorama de céu encoberto e chuva fraca em algumas áreas do perímetro urbano. A temperatura era de 22.5°C. A máxima prevista para o dia, segundo o Simepar, é de 29°C à tarde.

Recomendações do Inmet em caso de tempestades:
– Em cenário de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.