Secretaria da Saúde emite alerta sobre a qualidade do ar e baixa umidade

Situação requer cuidados especiais à saúde e aumenta o risco de incêndios florestais. Veja as orientações:

Apoie! Siga-nos no Google News

O clima seco, que deve persistir nos próximos dias em Foz do Iguaçu e região, motivou a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas (Cievs), a emitir um alerta nesta quinta-feira (12) sobre a forte onda de calor, baixa umidade do ar e fumaça proveniente das queimadas.

Leia também:
Efeito de queimadas deixa horizonte de Foz esfumaçado
Qualidade do ar na região deve melhorar apenas no domingo (15)
Meteorologia alerta para chances de “chuva preta” na fronteira

A medida foi tomada com base em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o comunicado, a umidade relativa do ar está entre 12% e 20%, e a temperatura ficará 5°C acima da média pelos próximos cinco dias.

Além disso, a secretaria lembra que a fumaça das queimadas, que atingem várias regiões do Brasil e chegou com intensidade ao Paraná, está afetando a qualidade do ar e pode trazer riscos à saúde, bem como aumentar a possibilidade de novos incêndios florestais.

A orientação é manter atenção especial com crianças, idosos, pessoas asmáticas, diabéticas, hipertensas e gestantes, que estão mais suscetíveis a complicações nesse cenário. Os principais sintomas incluem ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, dores de cabeça, alergias e problemas respiratórios.

Confira as principais recomendações do Cieves Fronteira Foz do Iguaçu:

  • se tiver sintomas respiratórios, busque atendimento médico o mais rapidamente possível;
  • beba água e hidrate-se para manter o aparelho respiratório úmido e protegido;
  • se possível, evite ficar em ambientes abertos e minimize esforços físicos nas horas mais quentes. Mantenha portas e janelas fechadas para reduzir a entrada de poluição no ambiente;
  • evite atividades ao ar livre enquanto durar o período crítico de contaminação do ar pela fumaça;
  • proteja-se ao ar livre com um chapéu de abas largas, óculos de sol e protetor solar;
  • use hidratante para pele e umidifique o ambiente;
  • o uso de máscara pode reduzir a exposição às partículas maiores presentes no ar em áreas com concentração de fumaça;
  • os animais também sofrem com o calor e a fumaça. Mantenha-os na sombra e com água abundante.

Qualidade do ar começa a normalizar no domingo (15)

De acordo com a plataforma internacional IQAir, que reúne dados da poluição do ar em tempo real de diversas partes do mundo, os índices de qualidade do ar devem voltar a níveis aceitáveis no domingo (15).

Com base em dados coletados na estação de qualidade do ar instalada no campus de Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o índice de PM2.5 (partículas atmosféricas inferiores a 2,5 mícrons), registrado na tarde desta quinta-feira (12), estava na casa dos 160, dentro da classificação de “pouco saudável”, semelhante aos dados de São Paulo (SP).

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.