Tempinho está gostoso, né? Mas vai mudar. E meteorologistas são unânimes

É quase um verãozinho de Foz, com temperaturas máximas se aproximando dos 30 graus, entre esta quarta, 19, e sexta-feira, 21. O Inmet, sempre mais exagerado no calor, até aposta em 31 graus na quinta e 32 de máxima na sexta-feira.

Exageros à parte, temperaturas sobem entre hoje e sexta. Aí, vem chuva. Cada serviço de meteorologia faz a previsão de um jeito. O CPTEC/Inpe sequer se arrisca a escrever a palavra “chuva”; prefere apontar uma alta possibilidade de isso ocorrer (90%). Que, traduzido, significa chuva quase certa.

Mas vamos lá, demos uma chance aos meteorologistas de expor aquilo que sabem e que antecipam, com base nos conhecimentos e nos equipamentos, inclusive imagens de satélite. Por serviço:

Simepar: chove na sexta-feira, mas chuva mediana, menos de 10 milímetros. Temperatura oscila, durante o dia, entre 20 e 30 graus. Já no sábado, veja só, máxima cai para 22 e mínima para 14. E no domingo, com sol, brrr!: mínima de 8 graus (e máxima de 21).

AccuWeather: embora não aposte todas as cartas, arrisca para sexta-feira: possibilidade de chuva e trovoada, com mínima de 17 e máxima de 27 graus. No sábado, mínima de 12 e máxima de 23 graus. E o domingo ensolarado vem com mínima de 7 e máxima de 20 graus.

Climatempo: na sexta, “períodos de nublado, com chuva a qualquer hora”. Temperaturas variam entre 16 e 24 graus (é o único serviço que prevê temperaturas baixas já na sexta). No sábado, não muda muito: máxima de 23 e mínima de 16. No domingo, sim, mínima cai bastante, para 11 graus; máxima de 21. E não será ensolarado, mas com períodos de tempo nublado.

Inmet: exagerado nas máximas, este serviço também aponta para “pancadas de chuva e trovoadas isoladas”, na sexta. Mínima de 18 e máxima de 32 graus. No sábado, não muda muito. Há ainda previsão de chuva, com mínima de 19 e máxima de 29 graus. Já o domingo entra em linha com os demais serviços: mínima de 14 e máxima de 23 graus.

CPTEC/Inpe: sem citar a chuva, diz que a possibilidade de ocorrer é de 90% tanto na sexta-feira como no sábado. Na sexta, mínima de 19 e máxima de 29 graus; no sábado, temperaturas variam entre 15 e 20 graus. No domingo, queda brusca na temperatura, com mínima de 8 e máxima de 19 graus.

SEMANA COMEÇA COM FRIO

O filtro do smarthone realça as cores de outono, em Foz. Foto Patrícia Iunovich

A semana que vem começa ainda com mais frio. O CPTEC/Inpe é o que mais aposta nisso: mínima na segunda-feira, 23, deve ser de 5 graus; e na terça, duplo brrrr!, cai pra 3 graus.

O Simepar também derruba as mínimas, mas para 6 graus tanto na segunda como na terça. O AccuWeather sobe um pouco: 8 graus nesses dois dias.

O Climatempo traz uma queda para 11 graus na segunda e ainda maior na terça: 7 graus. Já a previsão do Inmet vai só até domingo. Ficamos sem saber o que pensam os meteorologistas de lá.

CONCLUSÕES

Primeiro, a óbvia. O tempo vai mudar na sexta-feira. A chuva é unanimidade, embora a forma como vai ocorrer seja distinta para os meteorologistas de cada serviço. Mas certamente vai chover. Com respingos no sábado, segundo alguns deles.

Quanto às temperaturas, parece também não haver dúvidas de que as mínimas vão despencar. Quanto, é questão de apostar.

Às vezes até parece que previsão meteorológica é igual a previsão astrológica. Os astros nesta ou naquela posição podem trazer para a pessoa de determinado signo esta ou aquela situação. Descontando-se, claro, imprevistos, que sempre são maiores do que os previstos.

Na meteorologia, mesmo com equipamentos ultramodernos (não é o caso daqueles com que contam os meteorologistas brasileiros), sempre há variáveis que podem simplesmente lançar por terra qualquer bem-bolado prognóstico.

Mas acreditemos quando há unanimidade. E ela se traduz: chuva, pouca ou conta-gotas, na sexta. E frio nos dias que se sucedem. Só não dá pra acreditar em 32 graus na sexta-feira (Inmet) e 3 graus na terça-feira (CPTEC/Inpe).

Mas vai que acontece! Falar nisso, de que signo são os meteorologistas?

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.